sábado, 29 de janeiro de 2011

A pesca maravilhosa

Lucas 05
vs04 E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
vs05 E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
vs06 E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.

A Palavra de Deus é muito rica e em um mesmo texto extraímos vários ensinos a nossa vida. A pesca maravilhosa, assim intitulada na bíblia não é somente uma mensagem evangelística que diz a igreja que há muitos peixes (homens), a serem resgatados na rede da salvação. Ela também é uma mensagem de conforto e ensino ao homem. Nossa ação deve ser pautada somente pela Palavra de Jesus, é Ela que tem poder e não a nossa, é através dela que alcançamos vitória, foi através da Palavra do Senhor Jesus que as redes ao mar foram lançadas e grande quantidade de peixes alcançadas. Enquanto os discípulos pescaram por si só tiveram como resultado cansaço, desanimo, tristeza, entre outros sentimentos que se é possível alcançar do mar (mundo).

Aqueles homens aprenderam com Jesus que da dificuldade, da luta, da prova que ali estava representado pelo mar era possível retirar alimento, conforto, alegria, ânimo. Hoje o servo fiel vive assim, alimentando-se da experiência que alcançamos após a prova que passamos. É nestes momentos que vemos que Jesus esta ao nosso lado, que sua Palavra é eficaz.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Gideão Versus midianitas

Juízes 07:16
16 Então repartiu os trezentos homens em três esquadrões; e deu a cada um nas suas mãos buzinas e cântaros vazios, com tochas nele acesas.
Gideão é chamado a libertar seu povo num momento onde já havia sete anos de escravidão dos israelitas debaixo do julgo dos midianitas.
Esse era um povo que sempre “saqueava” a terra dos israelitas, e a Palavra nos fala que a terra ficava cada vez mais pobre.
Quando Deus chama Gideão, a primeira coisa que Deus faz é tirar a “força” de Gideão. Ao invés de muitos homens armados á guerra, ele escolhe 300 homens que haviam tido uma experiência com o Senhor.Na hora do embate ao arraial dos amorreus, ao invés de armas convencionais, eles usaram buzinas, cântaros vazios e tochas acesas e foi assim que o Senhor deu vitória a Israel e os libertou. Quando chegamos a presença do Senhor, temos que aprender a confiar no Senhor e esquecer da nossa força. Nas nossas batalhas, quem vai a frente é o Senhor. Nossas armas são: buzina, aquela que anuncia tipificando a Palavra do Senhor, cântaros vazios é um coração disposto a receber o que o Senhor tem pra nos dar e tochas acesas é a presença do Espirito Santo, iluminando nosso caminho em um período de trevas.
Nesta última hora, onde cada vez mais a batalha pela alma do homem se trava no mundo espiritual, conhecer e utilizar as armas que o Senhor nos deu, é questão de sobrevivência.