sábado, 11 de abril de 2015

O lugar mais seguro para se estar.

E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Lucas 10:39

Imagine, no mínimo, treze pessoas chegando à sua casa de surpresa. Esse é o contexto da história acima. Mesmo com aquela situação Maria se assenta aos pés de Jesus para ouvir sua Palavra.

Ao contrário de Maria que escolheu a melhor parte, a chegada de Jesus foi um problema para Marta. Estava, certamente, preocupada com água para lavar os pés, comida para alimentar as visitas, etc. Estava afadigada...

Algum tempo depois encontramos a narrativa nos evangelhos das mesmas irmãs chamando Jesus à sua casa, mas desta vez havia um grande problema: Lázaro havia morrido.

A Bíblia afirma que Marta sai ao encontro de Jesus. Por duas vezes vemos Jesus no texto da ressurreição de Lázaro chamando atenção de Marta. Nossa personagem nos parece a mesma do primeiro encontro, uma pessoa ansiosa, preocupada, sem fé.

Já Maria sai ao encontro de Jesus e se lança aos seus pés. Que interessante, o mesmo lugar onde ela um dia já estivera. Não atoa.

O lugar mais seguro que podemos encontrar é aos pés de Jesus. É ali que encontramos abrigo, conforto, consolo. Maria já estivera àqueles pés e sabia o quanto fora edificante.

Na primeira vez que Jesus esteve na casa das irmãs não há relato de problemas. Na segunda, a morte visitara aquela família. Não importa se a situação está boa ou ruim, nosso lugar é um só: aos pés Daquele que venceu a morte por nós.

domingo, 5 de abril de 2015

toc...toc...é hora de abrir a porta.

“Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta,...” Gênesis 4:7 a e b

A história humana começa com um fratricídio, demonstrando a natureza egoísta e pecaminosa adquirida após a queda no Éden. A frase de Deus representa bem a situação humana; a partir de agora o pecado estaria à porta.

Se o início da Palavra mostrava que o pecado jazia a porta, o último livro da Bíblia termina com uma proposta diferente: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo. Ap 03,20.

Jesus e o pecado estão a porta do nosso coração. Para qual deles você vai abrir? É...eu também pensava que a resposta é simples. Dias desses um colega meu estava saindo e eu o perguntei onde estava indo... a resposta: estou indo pecar!

Esse jovem criado numa família de servos está fazendo sua escolha. Qual a sua?