terça-feira, 5 de abril de 2011

Manancial x cisterna


Jeremias - Capítulo 2

13: Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.

Com o passar do tempo a sã doutrina da salvação foi deturpada por uma série de ensinos falsos. Já decorremos em postagens anteriores sobre isso, mas a bíblia é tão enfática e existe uma  tão grande ênfase do Senhor nesta última hora em alertar o seu povo, que mais uma vez falaremos do assunto:

O texto do livro do profeta Jeremias deixa claro em dizer que o homem cometeu duas maldades:

1 – Deixaram o Senhor: o  fato de deixar ao Senhor é visto pelo Criador como uma maldade. Pode ser uma pessoa muito boa aqui na terra, caridosa,  uma pessoa de caráter, respeito, idônea, enfim, poderíamos traçar aqui inúmeros adjetivos para qualifica-la, mas suas próprias obras são insuficientes para salvá-la.

2 – Cavaram Cisternas que não retém água: Por si só trocar um manancial por uma cisterna já é um péssimo negócio, afinal de contas,  a cisterna exige um grande esforço humano para ser feita e o pior, sempre dependerá da chuva para enche-la. A bíblia sempre deixou muito claro e Jesus enfatizou em seu ministério sobre a expectativa do amanhã. Não podemos prever o futuro e quem vive de cisterna é assim, está sempre preocupado do que será amanhã. Chove ou não chove? Bem, se ficar dependendo do incerto já é ruim, pior é saber que quando a “sorte” da chuva cair, a cisterna não reterá a água. A cisterna é o caminho da sobrevivência pelo esforço humano, o manancial sempre existiu e bastava ao homem encontrá-lo.

No texto o Senhor lamenta-se por terem deixado o manancial de águas vivas. Jesus apresenta-se para a mulher samaritana (e para a humanidade) como a fonte das águas vivas. O manancial que até então estava encoberto aflorou como fonte e veio trazer ao homem refrigério, trocar a água do homem que é temporal por uma que é eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário