sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Transfiguração


 Mt 17, 4 -8.
 E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.

        A falta da revelação de um texto bíblico faz com que ele possa ser usado para dar base a doutrinas e ensinos estranhos.
        Era costume em Israel, quando ocorria alguma manifestação por parte de Deus, a construção no local  de um pequeno altar para adoração ao Senhor. Ao ver o desvio de foco que Pedro teve em explanar sua “boa” intencionada ideia em fazer três altares, Deus Pai intervém dizendo que a Jesus eles deveriam ouvir.  Jesus não pode ser dividido. Ele é único, o Salvador.
        Mas é interessante que quando Deus Pai falou, os discípulos temeram. Jesus aproxima-se deles e disse que não precisavam temer. Na velha aliança, havia no povo de Israel um sentimento mesclado de louvor / respeito e medo.
Jesus veio justamente para aproximar o homem de Deus. Mostrar que o Senhor não era um Deus vingativo por causa do pecado, mas sim um Deus justo. Mostrar que não precisavam temer, porque Jesus sempre estaria com eles, até a consumação dos séculos.
        Por fim, de um olhar para baixo e atônito, eles levantam os olhos, colocam-se de pé, vêem a Jesus e encorajam-se  para os desafios que os esperavam lá no vale. A igreja é este lugar, onde vemos a glória de Jesus manifesta e enchemo-nos de fé para os desafios que nos esperam. Agora, sem medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário