segunda-feira, 19 de agosto de 2013

As tempestades enfrentadas pelos discípulos - Parte I


E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. Mt 08: 24-25.

No evangelho de Mateus estão narradas duas histórias em que os discípulos enfrentaram tempestades durante a navegação.

Talvez pela experiências de alguns como pescadores pensassem que seria apenas mais uma dificuldade que poderia ser vencida, mas aquela tempestade parecia que ia vencê-los. Ás vezes o homem é assim. É auto confiante. Pensa que por seus conhecimentos, recursos, ciência, pode vencer todos os obstáculos da vida. Até o momento em que percebe que tem tempestades que são maiores. Enfermidades sem previsão de curas, desemprego, etc.

Diz a bíblia que em um dos casos Jesus estava dormindo no barco. Jesus era um homem de oração. Certamente, se algum dos discípulos tivesse se disposto a orar junto com o Mestre, Ele estaria acordado quando a tempestade começou. Mas ninguém assim o fez e Jesus dormiu.

Essa primeira navegação nos fala do crente que teve uma experiência, colocou Jesus no seu barco, mas o deixou “dormir”. Veja bem, os discípulos precisavam de Jesus e não o contrário. Se o barco afundasse, Jesus poderia sair andando sobre as águas e estava tudo bem, sendo que essa não seria uma realidade para os discípulos.

A Bíblia diz que Daniel orava três vezes ao dia. Depois que foi lançado na cova dos leões, passou por lutas e perseguições, não vemos registrado que Daniel passou a orar dez vezes ao dia. Daniel era um crente constante. “Sede firmes e constantes”. I Co 15:58.

Acorda Jesus, chama Jesus, Cadê Ele meu Deus? Anda, anda, chama o mestre. Imaginemos nós os discípulos diante do barco que beirava o naufrágio.

Às vezes vemos uns “crentes” desesperados. Uns que nunca víamos orando e agora chamam para orar. Que nunca jejuaram e agora estão a perguntar como faz. Que nunca apareceram numa madrugada e agora emendam semanas. Estão fazendo agora. Estão “acordando” Jesus. Mas pense bem. Se agora estão fazendo isso pois estão no meio da tempestade, quer dizer, que antes, não estavam fazendo o melhor para o Senhor.

Ore. Madrugue. Busque na leitura da Palavra. Jejue. Não deixe Jesus dormir, pois precisamos de um Jesus Vivo e acordado dentro do nosso barco. Na hora que a tempestade começar, Ele fará bonança. Mensagem continua.

4 comentários:

  1. Boa mensagem, ainda não tinha pensado nisso.

    ResponderExcluir
  2. Bom comentário, ainda não tinha visto um comentário assim. rsrs

    abs

    ResponderExcluir
  3. Muito boa colocação,porque costumamos dizer que nós estamos dormindo e na verdade é deixando o senhor dormir.glória DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro;

    O grande problema é que o único prejudicado quando deixamos Jesus dormir somos nós mesmos.

    abs

    ResponderExcluir