quinta-feira, 26 de junho de 2014

Sociedade e Direito

Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida. Habacuque 1:4

Conforme preceitua o professor Leonardo Boff, “passamos por uma crise ética na sociedade sem precedentes”. Para o filósofo Inglês Hobbes, o “homem é mau por natureza”; mas convenhamos que o homem nunca foi tão mal como nos dias de hoje.

Antigamente existia dois fortes valores que controlavam a sociedade: a família e a religião.

Eu não sou tão velho quanto a minha feição facial revela falsamente. (quem me conhece sabe disso). Mas lembro-me que ainda pequeno, o olhar do meu pai de canto de olho era suficiente para eu sair da sala onde ele e alguma visita conversavam. Ir para cozinha? Nem pensar! Menino não escuta conversa das mulheres. Logo, o quarto era a opção mais próxima.

Brigar na rua era sinal de duas coças...uma na rua, afinal de contas, meu avantajado porte físico só me permitia correr (e muito...). Ao chegar em casa, lembro-me até hoje da bendita goiabeira que sempre tinha uma vara fina aguardando ser cortada.

Ainda voltando a vara de goiabeira, era mais intimidação. Poucas vezes ela teve o prazer de tocar minha “macia” pele lavada com sabão de coco...(feito em casa, diga-se de passagem).

Era sempre novo demais pra ir pra rua sozinho ou voltar tarde pra casa. Sempre velho demais e já passava da hora de trabalhar, dizia meu pai... Tirar nota vermelha na escola, bem, nem te conto.

Minha família não era diferente de muitas outras. Aliás, parece que as mães faziam curso no mesmo lugar. Quando na reunião de família na casa da avó, se algum primo brigava, as mães não chegavam para tirar satisfação umas com as outras. Cada um pegava seu filho e daí pra frente, o leitor já imagina...

A transmissão de valores transcendentes também era certo. Temer aos pais e a Deus era princípio.

Com o tempo, a sociedade foi mudando seus valores. Hoje a família está cada vez mais sem poder, sem respeito. Se uma criança pede aos pais a nova geração de uma famosa marca de celular, que por sinal, antes do fim do mês já estará desatualizada, e os pais não dão, a criança entra em crise existencial, emocional, começa a fazer tratamento psicológico e a pensar em suicídio. Os pais hoje são controlados pelos filhos.

Junto com a mudança da família, com uma geração criada por babás e “videogames”, perdeu-se também o temor a Deus.

Religião” passou a ser um tema estigmatizado. O modelo de sociedade contemporânea é ateísta. Veja, por exemplo, que na escola é ensinada a teoria do bing bang como início do mundo e a teoria da evolução como explicação da existência humana, mas nem sempre é mencionada a teoria da criação por Deus. Em síntese, perdeu-se os valores transcendentes, perdeu-se a família, e substituímos pelo o quê?

O direito explica: o que mais estudo são as expressões “dignidade da pessoa humana” e “princípio da solidariedade”, contudo, isso tudo é muito bonito no papel, mas na prática, a sociedade é vazia. Não se pensa no outro, em ser solidário. A criação da geração “Y” somente aprendeu a ser sozinha graças a infernet. Se os filhos não estão sendo criados para honrar seus pais, não é a lei que fará isso.

A sociedade está ruindo porque trocou dois pilares sólidos (Deus e família), por pilares fraquinhos (Estado e lei). Conclusão: É o tempo do fim e este aqui não é nosso lugar. Ora vem Senhor Jesus!!!

7 comentários:

  1. Muito bom o texto, apesar de algumas poucas divergências, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Minha cara colega de serviço;

    Primeiramente é um prazer receber seu primeiro comentário aqui no blog.

    Segundo, que para quem já leu mais de 200 livros de sociologia / filosofia, é formada em direito, "poucas divergências" soam muito tranquilamente. Ademais, toda unanimidade, em direito, é burra, logo, pelo texto tratar de um contexto social, as diferenças são bem vindas.

    Mas em uma coisa concordamos, a sociedade precisa mais dos valores de Deus.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Lendo seu Post... Lembrei da minha infância. rsrs
    Como foram Boas as Surras dos meus Pais.
    Era muito Bom ter Pais Presentes.
    Saudade do RESPEITO.
    DIREITOS?!
    O que vejo é a Mentira LIVRE e a VERDAdE... Prisioneira.
    Muito bom o Post.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Também sinto falta da minha infância...
    Sinto falta de ver o respeito dos filhos pelos pais...

    abs

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia o respeito, os bons valores e, principalmente, a bondade é vista com espanto, pois viraram exceção em nossa sociedade.
    Diante de tamanha estranheza que a prática do bem causa, chegamos a recompensar quem o pratica.
    A verdade é que a bondade não deve ser recompensada pois ela deveria ser a REGRA, não exceção.
    Chegamos ao ponto de confundir o bom com o bobo, e esquecemos que a prática do bem e o respeito é o mínimo que se precisa para se viver em sociedade.
    Não é a pratica do bem que se recompensa, mas a maldade que se pune; justamente, é claro!

    Achei meu primeiro comentário mixuruca, por isso fiz mais um, rs.

    ResponderExcluir
  6. caro amigo, mano e parceiro hehe
    Me reservo a dizer que esse foi o melhor texto que você já escreveu aqui.
    Eu bem sou da geração do vídeo game cara, mas graças a Deus eu tenho um irmão mais velho bem ruim e bem doido, o que de fato me ajudou e muito a perceber o sofrimento que ele causava pros meus pais e que as atitudes dele estavam levando ele sempre a pior, só quem tem irmão mais velho sabe como isso é bom pra te orientar na vida.
    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Lá em casa eu sou o mais velho, isso explica tudo né...rs

    ResponderExcluir