segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Que culto é este?


Ex 12:26b
Que culto é este?

Ontem a mensagem do culto foi sobre quando Abraão leva Isaque ao monte para entregá-lo ao Senhor. Isaque então faz uma pergunta que ecoou durante anos e anos. “Vejo aqui o cutelo, a lenha, o fogo, mas onde está o cordeiro?”

Quando Abraão subiu ao monte para “entregar” seu filho ao Senhor, sabia que voltaria com ele. Prova disso que ele diz a um de seus empregados para ficarem ali que eles voltariam.

Mas o que chama atenção é que se Abraão realmente sacrificasse seu filho, aquele culto seria para ele uma grande tristeza. Na verdade aquele culto não poderia começar porque faltava o cordeiro, e todo o culto gira em torno dele. Estava ali tudo pronto, cutelo, lenha, fogo, mas faltava o principal.

Hoje vemos muitos cultos por aí...tem louvor...tem mensagem...tem gente pulando, caindo, dançando...mas onde está o cordeiro? Um culto sem o cordeiro, é basicamente um sacrifício de homens. É um sacrifício para quem canta, para quem ouve, para quem prega. É o homem se sacrificando inutilmente, pois este tipo de culto não alcança o profético, o eterno. Ele não satisfaz a sede da alma. Sem o cordeiro, agora mostrado na expressão de João Batista ao ver Jesus, “Eis o cordeiro que tira o pecado do mundo”, só nos resta perguntar: “Que culto é este?”

Um comentário:

  1. Como você mesmo demonstrou, se o cordeiro não fosse revelado, o culto seria uma grande tristeza para Abraão, pois terminaria em morte. Assim é hoje: o culto onde o Cordeiro de Deus não se revela resulta em morte e tristeza, ainda que disfarçada de entusiasmo e movimento.

    ResponderExcluir