quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Herodes e seu reino

Mateus - Capítulo 14

7: Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse;
10: E mandou degolar João no cárcere.

Herodes foi um rei que fez uma promessa ousada: prometeu à filha de Herodias tudo que ela lhe pedisse, até mesmo a metade do reino. Herodias então, aconselhada por sua mãe, pede ao rei a cabeça de João Batista. A bíblia fala que o rei até se afligiu diante daquele pedido, não esperava tal situação, mas devido ter feito a promessa na frente de muitos, cumpriu o prometido.

Nós temos um reino a administrar. O reino da salvação. Foi comprado com sangue inocente e precioso e entregue a nós. Mas veja bem, o reino é do Senhor, é de Jesus, nós somos apenas mordomos. O maior beneficiário do reino somos nós mesmos.

Herodes deu ouvido a filha de Herodias por causa de uma dança que o agradou. O inimigo nesta última hora tem oferecido pratos cada vez mais saborosos aos olhos humanos. Visa atacar a fragilidade do homem, qual seja, a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba da vida. Muitos tem aberto mão de parte do reino por causa da carne.

Mas a astúcia do adversário vai além. Se ela pedisse metade do reino, Herodes ainda ficaria com a outra metade, por isso ela pede a cabeça de João Batista. Seria mais um homicídio, não fosse uma característica daquele homem: era profeta.

O profeta é aquele que fala por parte de Deus. Quando ele cortou a cabeça de João Batista o rei Herodes perdeu completamente a oportunidade de ouvir a voz do Senhor. O homem quando dá ouvidos a sua carne, ele cala o Espírito Santo e é aí que perde o reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário