sexta-feira, 23 de março de 2012

O joio e o trigo

Mt 13:25
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.

Possível continuação da parábola do joio e do trigo:

É mestre, tem muito joio neste campo (olhando para a parte ruim...).
Mas também tem muito trigo, responde o mestre enfatizando sua boa obra de semeadura.

Vamos lá arrancar todo este joio, dizem os servos.
Não, exclama o Mestre. Vocês ainda não tem a prática necessária. Eu já tenho experiência, afinal de contas, há muito tempo lido com joio e trigo. A diferenciação entre ambos está no fruto e muitos ainda não deram seu fruto, mas hão de dar, alguns já deram espigas, parecem que vão dar fruto, mas na verdade não darão. Se fizermos uma ceifa drástica agora, estaremos condenando o bom fruto, aquele pezinho de trigo que resistiu ao frio, ao calor, ás vezes com pouco água, mas venceu e é agora que dará seu fruto...

Os servos, contrariados: Senhor, se não deixar-nos limpar este campo, não queremos mais trabalhar nele. Procuraremos outro campo mais limpo.

Responde mansamente o Mestre: Pois bem, o joio foi lançado no momento que dormiam, não vigiaram e agora querem resolver este problema na base da força. O momento é de confiar, eu sou o Ceifeiro, sei separar o bom do mau e mais, eu sei o momento de fazer a separação.

Em muitos momentos enquanto vocês descansavam ou aproveitavam do salário, eu tirei muito joio, mas o que ficou será separado no final.

Então iremos embora, faremos um campo para nós...um campo em que não haja joio. Vocês que ficaram estão contaminados pelo joio...(já saindo os “servos” para irem embora).

Pensa o Mestre: “Estes que estão indo é porque não sabem o valor do campo, não sabem o quanto é demorado formar um bom campo de trigo. Joio tem em todo lugar. Se enganam quando pensam que formarão um campo sem joio. Na verdade, eles é que se deixaram contaminar pelo joio, deixando de ver e amar o trigo que existe”.

3 comentários:

  1. Particularmente, Wesley, gosto muito dos ensinamentos de Jesus por meio de parábolas.
    Esta parábola nos mostra a importância da paciência. Nos mostra, ainda, que por vezes julgamos algo pela aparência sem realmente conhecer.
    O bom e sábio semeador nos ensina que no início o bem e o mal podem se confundir. Mas é através da espera e do tempo que estes darão seus frutos e, então, torna-se perceptível a diferença entre eles.
    Quantas vezes não somos nós estes servos que queremos arrancar o joio sem saber se estamos nos disfazendo "do bem ou do mal". Fazemos escolhas imaturas iludidos pelos efeitos da aparência, que inúmeras vezes nos confunde.
    Inspirados no bom semeador, devemos ser mais pacientes, tolerantes e suportar mais as coisas...


    Abraços (e não araços), Margarete!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Margarete. Com o tempo o Senhor nos mostrará muitas verdades que hoje ainda estão ocultas. Algumas aqui na terra, outras, no dia que estivermos na ETERNIDADE. abraços, Weslley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "É feliz quem a Deus se confia."
      Confiar....
      Obedecer...
      Esperar...
      Receber...
      É por aí que me norteio.

      Abraços, Margarete.

      Excluir