quinta-feira, 12 de abril de 2012

No juízo final...


Tragam-me o livro da vida. Comece o julgamento! Que entre o primeiro!
Seu nome?
Fulano!
O que tem a dizer em sua defesa?
Bem, eu fui uma boa pessoa. Sempre paguei minhas dívida em dia...
Aham...
Ia na igreja uma vez por semana, as vezes a cada quinze dias...
continue...
Uma vez por ano lembrava que o Senhor nasceu e até dava presente para outras pessoas, lembrava que o Senhor morreu e chorava emocionado por isso. Ah, ficava feliz porque o Senhor ressuscitou.
?
É, um, sabe, também, de vez em quando, doava alguma coisa aos pobres.
Você tem a genética para receber a herança da vida eterna?
Que genética?
Aqueles que trazem sobre si o Sangue do Cordeiro. É o sangue da vida. Este é o sinal que faz o homem mortal ter parte no Reino.
Nunca ouvi falar. O único sangue que eu conheço é o meu próprio. Gostava tanto dele que nem doei para ninguém enquanto estava lá na Terra.
Próximo...

Seu nome?
Beltrano!
O que tem a dizer em sua defesa?
Rapaz, eu jurava que o Senhor não existia. To surpreso. Sempre defendi e ensinei através da ciência que esse negócio de Deus, Jesus era tudo lenda.
Próximo...

Seu nome?
Ciclano!
O que tem a dizer em sua defesa?
Eu acho que fui bem. Fiz o que parecia certo aos meus olhos. Nunca deixei ninguém mudar minha convicção. A religião que minha mãe me ensinou, nela eu fiquei.
Leu alguma vez o livro sagrado?
Que livro?
A bíblia, minha Palavra. Era o manual de instruções de como o homem deveria viver.
Sabe, sempre andei muito ocupado. Não tinha muito tempo para ficar lendo não.
Chegou a ler algum livro da bíblia? Um pelo menos...?
A bíblia é aquele livro que conta a história de uma mocinha que tinha um chapeuzinho vermelho e aí tinha um lobo também...
Não.
Ah Senhor, considera aí, eu não li não, mas eu sempre prestava atenção quando alguém lia para mim.
E quando você ouvia?
Quando ia na igreja.
E quantas vezes você foi na igreja?
Espera aí, deixa eu contar... uma no batismo (mas essa eu não me lembro bem...), duas no casamento do Zezinho, três ...três...é foi mais ou menos duas ou três...
Próximo...

Nome?
Fulano de Tal.
Por que você está chorando? Está feliz ou emocionado por estar aqui?
Não, snif, snif, snif,...na verdade eu to “bolado”. Trabalhei até os trinta anos como doido. Não tinha sábado, domingo, feriado ou final de semana. Não ia na igreja. Perdi meu casamento. Meus filhos eu nem dei atenção. Juntei três milhões de reais. Quando eu ia começar a desfrutar disso, gastar, viajar, noitadas, carrões, eu morri...o Senhor não acha muito injusto?
É, acho. Próximo...

Nome?
Zunanda.
Vejo aqui que você não me buscou. Não orou. Não conversou comigo. Defenda-se.
Mas eu tenho realmente uma boa justificativa.
Continue...
Quando eu era moça até pensei em ser uma serva Sua. Te buscar, te seguir...mas aí tinha um diácono lá na igreja que era muito bravo. Ele me chamou a atenção várias vezes.
Realmente eu vi um dia que ele te disse para não ficar indo de minissaia nem decote para a igreja.
Pois é, num é um absurdo?
Continuando... sempre me falava que eu tinha que ler a bíblia, orar, enfim, não gostei muito dele. Aí fiquei triste com a esposa do pastor. Ela nunca me cumprimentava e sempre ia bem vestida para igreja. Parece que queria esnobar.
Aham...
Ai teve um dia que foi o fim. Cheguei em casa, liguei a televisão e estava passando uma reportagem sobre desvio de dinheiro na igreja. Vi que tinha uns pastores enriquecendo. Aí não aguentei...vi que todo mundo era um bando de ladrão, larguei tudo e fui viver minha vida...
Está vendo aquele velhinho ali na fila que é o próximo no julgamento?
Estou.
Ele é um servo Meu. Através de suas pregações muitas pessoas saíram do caminho do pecado, morreram para o mundo e nasceram para mim. Ele viveu sem muito dinheiro, levou uma vida humilde, mas viveu feliz. Nem todos eram ruins. Para isso existe este tribunal, para dar a cada um sua recompensa...
Próximo...

Nome?
Religioso Fariseu Escriba do Ecumenismo Amém.
Vejo aqui que você sempre se mostrou um homem dedicado as coisas de Deus, dava sermões nas pessoas.
É isso mesmo, não deixava barato.
Vejo também que você viveu a filosofia “faça o que eu mando mas não faça o que eu faço”!
É? o Senhor viu isso aí?
Vi.
O Senhor viu aquele dia que eu saí com a mulher do...
Vi sim.
Viu quando eu peguei aquele dinheiro...
Vi.
Aqui, antes que sua situação se complique ainda mais, me conte uma experiência sua Comigo.
Ah, essa é fácil. Eu, é, eu, sabe, um, ah, lembrei, eu joguei no jogo do bicho e o Senhor me ajudou e eu ganhei.
Próximo...
Após o fim do julgamento sai o veredito. Muitas surpresas. Poucos na eternidade.

Fulano, Ciclano, Beltrano, Fulano de Tal, Zunanda e Religioso são condenados a viver eternamente no...

Bem, aqui eu não posso continuar. Não sirvo-me ao papel de julgar. Deus é misericórdia, mas também é justiça. Examine-se o homem a si mesmo...

4 comentários:

  1. Interessante e bem colocado. Sobre a salvação, só cabe a Deus julgar. O homem que se postou impuro aos olhos do homem, por toda uma vida, será por ele condenado. Aos olhos de Deus, no último segundo de vida, poderá ser salvo. Deus é justiça, mas , também, misericórdia.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom amigo (Sgt Marcos..rsrssr). Salvação só no Senhor!

    ResponderExcluir
  3. é por aí,em vida estão preocupado com o material,em viver a vida parece ser imortal,mais o grande dia vai chegar e neste dia não axistira misericordia e sim justiça

    ResponderExcluir
  4. Sim, muitos vivem somente para as coisas desta vida. Haverá um dia que Deus fará justiça.

    ResponderExcluir