sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Homens como ribeiro


I Rs Cap 17: 7a Mas, decorridos alguns dias, o ribeiro secou...

No tempo de uma grande estiagem Deus ordenou que Elias ficasse próximo a um riacho. Todos os dias o Senhor mandava corvos alimentarem o profeta com pão e carne. A água Elias tirava do ribeiro.

Até que um dia aquele rio secou e simplesmente Elias foi embora daquele lugar. Poderia o profeta de Deus, acostumado a grandes proezas, dar uma “ordem” para que o riacho voltasse a ter água, mas não o fez, preferiu partir.

Nessa passagem, o rio representa aquele tipo de pessoa que nunca deu a Jesus, tipificado aqui por Elias, nada além daquilo que é próprio da sua natureza. Que vantagem fez o rio em fornecer água ao profeta? Poderia, usando aqui uma prosopopeia, o rio se gabar disso? Não, não poderia. A água é próprio do rio, não fez mais do que sua obrigação. Assim, alguns vão ficando na presença de Deus. Oferecem uma presença dia de domingo na igreja, dizem bem de si próprio ao pagar suas contas em dia ou simplesmente ao não fraudar o imposto de renda. Enfim, estão somente fornecendo a Deus aquilo que é próprio do homem.

Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade.” Jo 4.23,24.

Aqueles que estão vivendo assim, dando a Deus um culto de emoções, voltados ao espetáculo ou ao suprimento das próprias vontades humanas correm o risco do rio. Vão secar.

Seca-se a erva, cai a flor...e no dia que isso acontecer, Jesus vai procurar outro que O adore.

Aqueles que conheceram e serviram verdadeiramente a Jesus, não secarão...

porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna"(João 4:14)

4 comentários:

  1. Essa é uma análise pragmática, de quem já se cansou, assim como eu, de presenciar brincadeiras com a palavra de Deus, animadores de festa (ao invés de fontes genuínas de salvação) usando a bíblia para autopromoverem-se.

    ResponderExcluir
  2. Certa vez alguém deixou como comentário que uma postagem estava muito dramática. Com o devido respeito de quem a fez, talvez não esteja vendo e entendendo a gravidade dos rumos do evangelho de hoje...obrigado pelo comentário, fiel amigo "comentante", acessador do blog e contribuidor assíduo...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes o fato de conhecermos a verdade e presenciarmos as pessoas sendo enganadas por mesclas que parecer ser verdades genuínas, mas não são (pois são misturas de um pouco de mentira com um pouco de verdade) é que nos tornamos pragmáticos, de querer fazer o certo sem depender de ninguém, de falar a verdade doa a quem doer, de nos tornarmos determinados e persistentes naquilo que conhecemos ser de Deus sem se importar se o mundo vai acabar ou se a vida ficará amarga a partir de então... Isso, para alguns, é dramático! Rs

      Excluir
  3. Que Deus nos ajude a sairmos da mesmice...

    Possamos ser servos valentes

    abs

    ResponderExcluir