quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Jesus, O ANTÍTIPO

Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.
João 8:56

A grande maioria dos fatos bíblicos vividos por alguns homens são fatos que estavam PREDIZENDO atitudes e situações que seriam vividas por Jesus. Os fatos vividos por Jesus prefiguram, muitas vezes, para não dizer, em todas, os nossos dias e as nossa vidas. Este é um dos motivos da Palavra ser tão impressionante... Quando Jesus encontra a mulher do fluxo mostrou exatamente a condição do homem que estava perdendo vida. O homem da mão mirrada mostrava a ausência de ministério em Israel e assim por diante.

Se analisarmos o texto, veremos que na verdade, o que Abraão viu e viveu foi a providência de Deus em um cordeiro para livramento da vida de Isaque. Porém O viu em Figura. Um tipo.

Desde quando nascemos, acima do nosso pescoço já existe um cutelo bem amolado, contando os dias para descer e tirar do homem sua vida. Só que descobrimos que a experiência vivida por Abraão e Isaque, nós também podemos vivê-la. Podemos trocar o nosso precioso “pescocinho” pelo Cordeiro, que inclusive, já foi entregue lá na cruz do calvário. O antítipo (Jesus) foi revelado por João Batista: “Eis o cordeiro (tipo) que tira o pecado do mundo”.

O que Abraão viu em figura, através dos olhos do Espírito temos visto em nós e para nós. As nações pagãs que viviam em torno de Israel julgavam que o sacrifício do cordeiro para nada servia. Muitos hoje julgam igreja, Bíblia, Jesus, dizendo que são apenas elementos para ludibriar o povo ou mero mecanismo de controle social. Mas para nós, servos do Senhor, a igreja (fiel), a Bíblia (Palavra revelada) e Jesus são bases sólidas de nossa salvação. Isaque foi poupado da morte e nós também seremos poupados no dia do juízo final. 


Texto sugerido pelo irmão Geovanne - Mirai / MG

2 comentários:

  1. Diga Weslley, o novo visual ficou bom cara!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio. Na verdade foi um amigo meu que fez as modificações. Ele tem um blog também sobre o mesmo assunto que o meu trata, porém o blog dele é bem melhor: acessa ai, http://doquestacheiocoracao.wordpress.com
    abraços

    ResponderExcluir