segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A santidade da Casa


Lv 27: 14: E quando alguém santificar a sua casa para ser santa ao SENHOR, o sacerdote a avaliará, seja boa ou seja má; como o sacerdote a avaliar, assim será.

Com o passar do tempo os religiosos trataram de deturpar alguns ensinos. Santidade deixou de ser uma separação do mundo, uma questão pessoal, uma intimidade com o Senhor para ser algo exterior, aparente. Isso não é exclusivo do nosso tempo, mas o próprio Senhor Jesus encontrou a mesma situação em Israel.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade. Mt 23:25

Se a santidade é algo aparente e as “instituições” que falam de Deus se tornaram políticas, achamos consolo no 1º texto. Não importa a aparência da casa, não importa se a pessoa é de fala mansa e emotiva. Se alguém deseja realmente santificar sua casa ao Senhor, passará pelo crivo, pela inspeção do sacerdote (Jesus).

POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, Hb 03:01

Ele é quem vai dizer se é boa ou má. O Sacerdote analisa o interior da casa, nada fica escondido, nem aquela mágoa que estava varrida para debaixo do tapete, nem aquele pensamento atrás da porta nem mesmo aquele “pecadinho” escondido dentro do pote de Nescau atrás do vidro de maionese....nada....nada vai ficar sem que a luz do Senhor não alcance e revele toda a casa. Assim, santidade não é uma medida dada por homens, mas é o quanto Jesus vai dizer da sua casa (coração).

10 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR JESUS AMADO IRMÃO!

    Boa está palavra irmão que Deus continue abençoando.

    bibliaapalavradedeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro companheiro, sempre bom vê-lo por aqui.
    Agradeço os comentários.

    abraços e que o Senhor nos abençoe, afinal de contas, você também tem um blog.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, creio que há, em verdade, um aspecto exterior da santidade que é necessário e que guarda uma lógica de consequência em relação àquilo que se passa em nosso interior.

    Nesse sentido: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

    Assim, a preocupação com o exterior, no texto acima representado pelo corpo, que representa a parcela de fato visivel na vida do cristão, é necessária, mas, como você bem sugere, é consequência de algo mais profundo e que se passa em nossa intimidade.

    APDS.

    Camila

    ResponderExcluir
  4. Amiga Camila;

    Sim, é verdade que a vida espiritual dá sinais visíveis e externos. O jeito de vestir, falar, etc, já são referências do que está por trás, no interior.

    A postagem veio no sentido que nós não podemos julgar a santidade. Esse juízo não é nosso. É do Senhor.

    obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante essa palavra. Ainda não a tinha percebido na bíblia. Gostei muito mesmo.

      Entendi que não somos nós competentes para julgar a situação de ninguém, já que nossos olhos são limitados ao exterior. Até porque, muitas das vezes o interior expõe coisas temporárias, como na ira falar de forma inflamada (a língua fala do que o coração está cheio). Somos todos pecadores, mas muitas das vezes erramos por causa de nossa natureza falha (mas não pecados para a morte).

      O mais perigoso é quando a pessoa é mal e quer fingir ser do bem, faz orações lindas, se veste como um santo homem, mas seu interior é sepulcro caiado.

      Jesus está voltando!!!

      Excluir
  5. Belo acréscimo. Obrigado pela contribuição.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, que pérola escondida esse texto, hein? Ficou muito bom, muito "pregável" mesmo, :)
    É como dissemos: "tomará alguém fogo em seu seio sem que se queimem suas vestes?"
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor Jesus!
    É verdade o único que pode avaliar a nossa casa(coração) é o Senhor.
    Então surge a pergunta como você( me colocando em primeiro lugar)está santificando a sua casa? O sacerdote dia após dia tem examinado a nossa casa, mas será que a temos santificado da forma correta? Muitos dizem há eu não mato, não furto, não bebo mas em contra partida odeia o irmão, guarda magoa, rancor é de causar espanto ver tantos irmãos na igreja aprendendo sobre santificação mas não vivendo. O que vale mais mostrar ao mundo entre aspas sua casa limpa ou ao Senhor (que pode sondar) um coração não perfeito, mas disposto a dar o melhor sem medidas, sem reservas?

    Abraços!

    Jéssica Melo

    ResponderExcluir
  8. Oh caro amigo Zemerick....rsrss...quanto tempo hein...

    verdade , a mensagem é boa, mas bom também é saber que nenhuma mensagem tem mais graça do que o pregador...então, santifiquemos a cada dia mais nossas vidas.

    abraços

    ResponderExcluir
  9. Muito bom seu comentário Jessica. É outra que andava sumida...srssr

    senti falta do seu comentário na mensagem que você mesma sugeriu sobre o livro de cantares.

    abraços

    ResponderExcluir