terça-feira, 26 de março de 2013

O chamado de Pedro


E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram. Lc 5:11

Muitas pessoas que conhecemos vieram para a presença do Senhor em momentos difíceis. Casamentos arruinados, enfermos, desempregados...Não foi essa a condição da conversão de Pedro e seus companheiros.

Jesus havia curado o ente “querido” de Pedro; sua sogra. Lançando-se ao mar, Jesus fez com que Pedro e seus companheiros apanhassem uma grande quantidade de pescado. Família com saúde, barcos cheios, muitos peixes e Pedro larga tudo isso e vai seguir a Jesus.

Pedro entendeu naquele momento que por melhor que fosse o barco da vida, um dia ele afunda. Madeira por madeira, umas mais bonitas, outras de maior valor, mas todos nós, barcos de madeira que somos, um dia vamos naufragar. É inevitável.

Entendeu também que o peixe que vem do mundo é perecível. Um dia acaba. No seu caso, o peixe que estava no seu barco era oriundo de uma benção, mas mesmo assim, o peixe desta vida é momentâneo. Amanhã, o grande peixe que você tem hoje (dinheiro, fama, status, diplomas) perece.

Pedro então passa a seguir a Jesus e vai ter uma grande experiência logo em seguida na multiplicação dos peixes. Mais de cinco mil homens (fora mulheres e crianças) se alimentaram, peixes distribuídos a todos e ainda sobejou. Aquele pescador certamente deve ter lembrado de seu barco cheio de peixes mas que não era suficiente para alimentar aquela multidão. Pensaria certamente que até aquele dia, todos os seus peixes já estariam podres e nada serviria, mas o peixe de Jesus estava bom e fresco.

Este é o convite do Senhor. Abandonemos o velho barco e venhamos para uma nova vida. Abandonemos o velho peixe e venhamos viver os peixes que o Senhor vai multiplicar.

Por fim, Jesus é crucificado. A bíblia registra que Pedro volta a pescar. Sabem por quê? Porque apesar de ter deixado o barco para trás, o barco ainda ficou lá, a espera de Pedro. Pedro sabia que se o “projeto” de seguir a Jesus falhasse era só voltar que o barco estaria esperando.

Eliseu quando decidiu seguir a Elias matou os bois e quebrou / queimou seu arado. Eliseu fez isso para não ter para onde voltar. Ele sabia que nas dificuldades teria que continuar naquela caminhada, por isso mesmo, o próprio Mestre disse que “quem pega no arado e olha para trás não é digno de mim”.

Em momentos de dificuldade, o homem tem sempre a tendência de retornar para aquilo que lhe era cômodo. Um jeito de falar, vestir, um velho costume e por ai vai...

Se existe alguma coisa que ainda nos prende ao passado é momento de fazer como Eliseu fez para não cometermos o mesmo erro de Pedro. É momento de afundar o velho barco, de acabar com o velho peixe. A caminhada é para frente, rumo a eternidade, porque este convite não é humano, Ele é do Senhor. 

2 comentários:

  1. Uma ótima reflexão ao momento atual. Onde as pessoas estão cada vez mais desviadas dos propósitos e desígnios de Deus, afinal isso é incutido em nós desde os remotos tempos - seja pela cultura, pelo meio em que nos permeia, seja pela falta de fé e atenção as coisas do mundo - livre arbítrio que Deus nos concedeu [...].Nunca estamos preparados para o que está por suceder, não parece demasiadamente dizer convicta que estamos certos do porvir, não temos certeza de nada. O certo, louvável e provável é abrir as portas do coração e deixar Jesus conduzir a nau. Sem ele no comando da nossa nau, jamais chegaremos a lugar algum. E entretanto, se com Ele já está difícil, imagina sem Ele...

    Maranata, ora vem Senhor Jesus!
    Abraços fraternais. :)

    ResponderExcluir
  2. É Jhane, vejo que escreves excelentemente bem...

    Obrigado pelo comentário.

    Estava sumida hein...

    abraços

    ResponderExcluir