segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Seu compromisso é com Léia ou Raquel?


E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires. Gn 29: 26-27.

Em meio a sua peregrinação, Jacó encontra Raquel, e, como dizem por aí, “foi amor a primeira vista”. Jacó então trabalha sete anos para tê-la, mas no dia da sua “lua de mel”, Labão lhe entrega Léia, irmã mais velha de Raquel. Há quem diga que Jacó foi enganado, mas se olharmos bem, as filhas pertenciam ao pai e este poderia dá-las em casamento a quem quisesse, e assim o fez, conforme o texto. Para ter Raquel, era preciso casar com Léia primeiro.

Para ficar mais interessante, é importante ressaltar que Léia era desprovida de beleza (para não falar feia) e Raquel formosa à vista, traduzindo, bonita como minha esposa (depois desta, espero que minha esposa acesse o blog).

Eu e você somos como Jacó. Apaixonamos de cara pela benção. Um carro novo, um bom emprego... A benção é linda, enche os olhos. É apaixonante... mas antes, é preciso casar com Léia. E Léia num é bom aos olhos não...

Léia é a figura do compromisso com a madrugada, com os jejuns, com as orações. A carne não se agrada disso. Léia não serve para a carne, mas faz parte do projeto do Pai. Você quer a benção? Então se comprometa com Léia.

De Léia vieram dois filhos que vale a pena ressaltarmos. Um é Judá e outro Levi. De Judá descendeu o salvador, Jesus. De Levi, foram separados os trabalhadores para a casa de Deus. Ter um bom carro, uma boa casa, um bom emprego, tipo de Raquel, é muito bom, mas o que gera Jesus no nosso coração são as experiências de Léia. É com ela que temos que manter um compromisso. Nos jejuns, orações, madrugadas, o Senhor é revelado nas nossas vidas e é nessa fidelidade que somos separados para sermos instrumentos nas mãos do Senhor.

Só para ressalvar; Labão, depois de Jacó ter mantido seu compromisso com Léia, entregou a ele Raquel. Deus derrama sua benção pelo seu grande amor. Não pense no casamento de Léia como uma troca com Deus, mas veja que Deus é fiel para cumprir sua Palavra.

6 comentários:

  1. no texto Raquel foi comparada a benção material,mas tambem podemos comparar com funções que enchem os nossos olhos na igreja como:estar obreiro,fazer parte do grupo de louvor,ser serva de frente,professora etc,mas para alcançarmos tais bençãos é necessario casarmos com Leia.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, quando coloco um texto no blog, acabo apenas colocando pequenas sugestões de mensagens. O Espírito Santo vai completando no coração de cada um conforme nossa necessidade.

    Normalmente, vejo leitores e colaboradores do blog alcançando muito mais profundidade naquilo que era apenas um começo.

    Isso é a beleza da Palavra do Senhor.

    Obrigado pela contribuição

    abs

    ResponderExcluir
  3. jaco são poucos,é aquele que engana o mundo e aceita casar com léia sabia que labão seria fiel a ele,como deus é fiel a servo.O que Deus promete ele cumpre,aquela prova tirou muita coisa da vida de jaco muitas coisas que não agradava ao senhor´e com certeza a beleza de Raquel foi maior de guando ele a viu pela primeira vez.E é muito mais belo,ser um obreiro ou um Pastor,muito mais que os nossos olhos podem alcançar Deus nos da uma recompensa alem do que podemos merecer isso nos faz devedores amém,apdsj

    ResponderExcluir
  4. ApdSenhor

    Ao passar por Léia, certamente Raquel lhe pareceu mais bela.
    Quando clamamos ao Senhor, passamos a valorizar mais a benção que Ele nos concede.

    obrigado pela participação. abs

    ResponderExcluir
  5. Boa mensagem, sou meio cauteloso em dizer que Raquel a parte bonita seria funções na igreja como o anonymous comentou ali em cima porque muitos querem ter funções mas trabalhar mesmo que é bom nem tantos, e com o tempo aqueles que querem funções que nos enchem os olhos costumam relaxar, como por exemplo lutar fazendo madrugadas e jejuns e visitas para ser um obreiro e depois alcançando o objetivo relaxa, aos meus olhos melhor seria continuar apenas com Leia, levando em conta a aplicação do Anonymous é claro.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro amigo sumido Marcelo ...hehe

    As funções que temos e recebemos do Senhor são para servir e não para ser servido, logo, as funções podem parecer Raquel para quem está chegando, mas para nós, é um compromisso e uma responsabilidade muito grande.

    Diria que elas estão mais para Léia, mas ter uma função dada pelo Senhor não é feio como a bíblia diz que Léia era. Logo, prefiro não entrar neste espinhoso assunto...rssr...

    Eu sei que amo o que o Senhor me deu.

    Obrigado pelo comentário. abs

    ResponderExcluir