quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O Peixe Salvador



Mt 17:27 vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.

Ao se deparar com a necessidade de pagar impostos ao império romano, Jesus dá uma ordem a seu discípulo. Mais do que isso, nos dá uma grande lição espiritual...

O homem quando nasce herda uma dívida enorme. O pior que a alma é a garantia. Não diga que é injusto, que nada fez para esta “pré-dívida”, afinal de contas, em pouco tempo você começará a contribuir para aumentá-la. Estamos falando da dívida que o pecado nos traz. Ela faz com que o credor (inimigo) fique a rodear o homem atrás da sua vida, da sua alma.

Como pagar essa dívida?

Cabe ao homem ir atrás do “peixe salvador”. Ele deve buscá-lo até encontrá-lo. Pode demorar. A bíblia não fala quanto tempo Pedro teve que ficar esperando, mas ele veio. Este peixe fala da pessoa do Senhor Jesus.

O habitat do peixe é a água. O “habitat” de Jesus é a eternidade, na glória com o Pai e os anjos, mas vendo a dívida impagável do homem, Jesus se apresenta, saí do seu lugar e vem para a terra. Assim como peixe que tirado de dentro da água vai morrendo, assim é o Senhor; todo corpo físico conquistado com o trabalho de carpinteiro, aos poucos foi se enfermando, noites frias que passou em oração, jejuns prolongados, o fardo e o pecado do homem, assim Ele foi até a sua morte.

Antes da sua crucificação, Jesus foi vendido por trinta moedas de prata. Preço de um escravo. A prata tornou-se em tão o símbolo da redenção pelo Seu sangue. O estáter citado no texto é uma moeda de prata que permitiu aos discípulos o pagamento daquela dívida.

A ordem para pegar o peixe era específica. Tinha que ser o primeiro peixe. Não era o maior. Não era o mais vistoso, nem era de uma espécie A ou B, era o primeiro peixe. Aquele era o único que tinha o preço a ser pago. Jesus se encaixa perfeitamente. Não era o mais bonito, não era o maior, mas era o único que poderia dar ao homem o preço da dívida. Jesus nos deu a redenção pelo seu sangue e agora não temos mais dívida alguma com o credor.

Ainda hoje, as pessoas correm atrás de outros peixes. Peixes com preces poderosas, querem óleo de peixe, peixem raros que vem de lugares distantes...bobeira...só o primeiro Peixe que veio, o único, pode salvar o homem da sua dívida.

6 comentários:

  1. ''Como pagar tão alto amor, que o fez subir à cruz por mim, a rocha eterna Ele é ,pedra de esquina sem igual''
    Como pagar??????
    Não tem como, a não ser pela gratidão e valorizando a cada dia o sacrifício do Senhor Jesus por nós.
    Deus o abençoe meu irmão a cada dia fazendo de ti um vaso de benção.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, tudo bem? apdS.

    Bela contribuição. A letra deste louvor é maravilhoso.

    Será que é por isso que cantou no meu casamento? srsrrsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão sou grato a Deus pela sua disposição de pregar o evangelho, concordo com toda minha alma com a morte expiatória de Cristo e que um preço altíssimo foi pago por nós. Todavia o versículo que você usou deve ser usado no seu contexto que era falar do dever civil dos cristão, isto é de sua obediência às leis humanas, este verso não fala de morte expiatória, nem muito menos do preço da morte de Cristo, fazer isto é usar o texto e não explicá-lo. Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Felipe, apdSenhor

    No momento em que postei o texto eu me lembrei de você. Com base no seu último comentário, imaginei exatamente que você faria o comentário que você fez.

    Vamos por partes.

    Primeiramente que o versículo não está distorcido ao contexto e muito menos ele trata apenas de uma lei civil. Onde já "se viu" pegar peixe e achar dinheiro dentro ser uma lei civil? Ali ocorreu um milagre pela obediência do discípulo que foi e cumpriu a Palavra de Jesus, logo, a ênfase não é a obediência a lei humana e sim a obediência a Palavra de Jesus, embora em segundo plano, fique sim uma grande lição que devemos andar em dia com nossas obrigações e nosso testemunho.

    Como disse, estamos diante de um milagre.

    Vamos a segunda parte. Você disse que este texto não fala de morte expiatória. Para se falar de morte expiatória na Bíblia, não necessariamente temos que falar do calvário ou de holocaustos de animais, no sentido profético.

    Se você meu irmão estudar a Palavra, vai ver que em muitos textos do novo e no velho testamento nós teremos aquilo que chamam de Tipo e Antitipo. Em várias passagens nós teremos personagens e pessoas que serão figuras proféticas ou momentâneas, naquilo que não erraram (pois somente Jesus é Perfeito), da pessoa do Senhor Jesus (antitipo).

    Isso também é chamado pelos teólogos de arquétipo.

    O A.T aponta profeticamente para Jesus. Em vários textos podemos ver isso.

    De dentro de um peixe, tirado fora do seu ambiente havia o preço da dívida daquele homem. De dentro de Jesus, do seu Sangue, da sua vida, saiu o preço pago para nossa salvação. O peixe que sai de seu ambiente, assim como Jesus saiu da sua Glória. Enfim, poderia escrever outro texto mostrando o quanto aquela história não é isolada, mas tem um significado. Como dizem, a letra mata mas o Espírito vivifica. Alguns vão dar ênfase no peixe. É o cristianismo que nós vivemos. Eu prefiro dar ênfase Aquele que morreu por mim, mas está vivo, Aleluia!!!

    Forte abraço e que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja o senhor,que nos enviou este peixe[JESUS] e o fez com um só sabor e provado de várias formas assado e crucificado e o fez o mais valioso.
      Abraços,apdsj

      Excluir
  5. Amém.

    Que benção é ser alcançado por este projeto maravilhoso.

    abs

    ResponderExcluir