segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Tipos de "crentes"


E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai... Gn 09. 22-23

Lá pelas tantas, Noé resolveu ser lavrador. Do fruto do seu trabalho, embriagou-se e ficou nu na tenda. Ao saber da nudez de Noé, Cão (ou Cam) corre para contar a fofoca do dia àqueles que estavam do lado de fora. Sem e Jafé, sabedores do ocorrido, colocam uma capa em seus ombros e posteriormente cobrem a nudez de seu pai. É a história.

Existem hoje crentes Noé, Cam, Sem e Jafé.

O crente Noé é aquele que não vê como todos vêem. O embriagado vê as coisas de um modo diferente e que não demonstra a verdade real. Alguns crentes são assim: tudo está ruim, querem resolver os problemas na força, na razão, e não percebem que estão trazendo grande constrangimento a congregação, dando mal testemunho. O pior é que este tipo ainda costuma ser soberbo, e não se surpreenda se ele te disser: “Eu fiz a arca”!

O crente Cam é aquele que quer ver o circo pegar fogo. Ao ver um problema de dentro da tenda, quer logo ir contar para quem está fora da tenda (igreja). Os problemas da igreja são resolvidos na igreja. Paulo fez diversas recomendações a igreja a respeito disso. Cam não estava preocupado em resolver o problema que havia. Sua única preocupação era espalhar a má notícia. 


Por fim, exemplo aqui para nós é a atitude de Sem e Jafé. Sabedores do problema não se omitiram. Primeiro colocaram uma capa em seus ombros e posteriormente cobriram a nudez de Noé. Vejam que a provisão para Noé já havia sido experimentada pelos seus filhos. Àqueles que querem trabalhar na obra do Senhor devem se preparar para isso. Devem ser experimentados em orações, em madrugadas, em jejuns. É necessário que o servo perceba que a capa que ele está recomendando ao outro, serve nele também.  

6 comentários:

  1. Muito boa essa reflexão! Ela nos ensina muitas coisa: Compreensão, Perdão, Maturidade, resumindo a amar nossos irmãos em Cristo conforme 1 Co 13. E nos ensina atitudes, sentimentos e pensamentos que devemos evitar, essas coisas estão relacionadas ao comportamento de embriagues de Noé e o comportamento cruel e desrespeitoso de Cão. A gravidade do ocorrido é possível perceber pela maldição que lhe foi dirigida por seu pai Noé.

    Como a bíblia é preciosa, meu irmão Weslley, Sem dúvida nenhuma temos um tesouro de sabedoria contida nessas páginas sagradas. Obrigado por nos ofertar um pouco desse tesouro infindável de sabedoria. Como disse antes, ótima reflexão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Felipe.

    É verdade sim. A bíblia é uma fonte inesgotável, um tesouro que está a disposição dos homens. Que pena que muitos não se achegam a Palavra e divertem seus olhos com leituras tão insignificantes e passageiras.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Uma lição a qual tomamos seria caso Davi chegasse ao exército e depois de vê e saber de tudo que Golias tinha aprontado só deixa-se o alimento e voltasse para casa e falar ao pai: - Lá todos vão perder a guerra tem um homem de 2,5 metrôs afrontando e cruzasse os braços.

    ResponderExcluir
  4. Apontar erros é fácil.
    Precisamos de pessoas dispostas a derrotar os gigantes, trabalhar para corrigir as imperfeições que temos.

    abs

    ResponderExcluir