segunda-feira, 9 de junho de 2014

O que te trás de volta?

Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, Lucas 15:18a

O dinheiro do filho pródigo não acabou do dia pra noite. Ele não foi roubado. Ele foi perdendo a cada dia que se passava. Cada dia ele perdia mais seus bens, perdia contato com sua família, perdia saúde e tempo. Mas houve um dia que ele tomou uma decisão.

Não sei ao certo o sentimento que trouxe o filho pródigo de volta ao Pai. Talvez fosse apenas o desejo de saciar sua fome (pois na casa do Pai havia alimento), talvez fosse saudades ou outro sentimento qualquer. Mas uma coisa era certa: a decisão de voltar ao PAI.

Isso parece irrelevante mas faz toda a diferença. Imagina se o filho ao retornar, ao invés de primeiramente encontrar com seu Pai, encontrasse com seu irmão. Este, amargurado, magoado, certamente não o receberia bem. Talvez dissesse ao pródigo que fosse embora, afinal de contas, não era bem vindo na casa, era a vergonha da família, etc, etc.

Se o desejo fosse apenas voltar pra casa, como não seria bem recebido, fatalmente aquele filho iria embora novamente. Se o desejo fosse apenas uma casa, talvez, no meio do caminho da vida, arrumasse uma outra casa que lhe desse um bom emprego e suprisse sua fome, mas vejam, nesta nova casa, o filho não teria direito a herança.

A decisão do filho era ir encontrar com o PAI. Não importa o que aconteceria, não importa se seria ou não bem recebido pelo seu irmão, importava encontrar primeiramente o PAI. Era Dele que necessitava.

Quantas pessoas hoje estão afastadas da casa do PAI por causa de um irmão. Ressentimentos contra um irmão, contra um diácono, contra o pastor... Já tive o desprazer de ouvir algumas vezes a seguinte frase “se fulano vier eu saio da igreja”, “Deus não pode salvar alguém tão ruim assim”.


Toda casa tem um irmão problemático. É preciso aprender a lidar com ele(s). A diferença com o irmão não se compara a benção que o PAI tem para o filho. Que Deus nos ajude a sermos filhos melhores e irmãos melhores em Cristo Jesus. Amém! 

8 comentários:

  1. Muito BOM!!!!
    Amei!
    Vou postar quarta feira no meu Blog... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade. Será uma honra ter uma mensagem do Eternidade pela Palavra compartilhada no coração que pulsa.

      abs

      Excluir
  2. Que DEUS continue te usando...
    Um abraço, fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, essa parábola é uma fonte dentro de outra Fonte maior que é a Bíblia. Bebo dela há décadas e suas águas parecem cada vez mais frescas.
    Que o Bom Senhor abençoe mais e mais o seu balde, prezado companheiro.
    ApdSenhor.

    ResponderExcluir
  4. Sim, uma fonte inesgotável.

    É muito bom o que aconteceu. Eu te procurei para contar sobre a mensagem do Filho pródigo e você me contar sobre o mesmo texto, contudo, com inspirações totalmente diferentes.

    Que Deus possa nos abençoar.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. LOUVADO seja o nome do senhor, e que muitos possam ouvir esta palavra!

    ResponderExcluir