segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Justiça

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Mateus 5:6

Essa semana que passou foi um tanto quanto difícil para mim. Perdi um amigo, um servo de Deus, pai de dois filhos pequenos, assassinado covardemente com dois tiros no rosto.

Enquanto as diligências da polícia prosseguiam em busca dos autores, o versículo acima do sermão das bem aventuranças não me saía da cabeça. Estava faminto e sedento por justiça. Mas que justiça?

Será que se a polícia os prendessem mataria minha sede justiça? 04 ou 05 anos na cadeia no país da impunidade resolveria? Ainda que fosse 10, 20, 30 anos ou prisão perpétua. É justo? Melhoraremos caro leitor a proposta. Ressuscitaria aqui a velha lei de talião (olho por olho e dente por dente) e sentiria que a justiça foi feita se a polícia os encontrasse e os matasse?

Ainda atônito com a notícia, dentro do meu carro, peguei a minha Bíblia e abri. Eis o texto:

Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora; e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei. Jeremias 5:1

Perceba meu amigo. Se houvesse um justo na terra, somente um, Deus o perdoaria. Não necessitaria de Jesus morrer por este, afinal de contas, já estava justificado por si. Entendi que a minha justiça é e sempre será falha. O que tenho aqui dentro comigo é uma enorme fome e sede de justiça mas que não pode ser suprida pela minha razão, muito menos pelo sistema judicial humano. É uma justiça que deságua toda em Jesus, afinal de contas, Ele foi de todos o mais injustiçado. Ele se injustiçou por mim e por você.

Eu, você, a família do meu irmão que se foi e toda a humanidade não precisam de sentimentos de vingança no coração. Precisamos da Justiça de Deus agindo em nós. Precisamos sermos justificados no Sangue do Cordeiro.


Creio e espero que toda esta fome e sede que sinto hoje, seja transformada em um grande banquete onde seremos fartos eternamente de JUSTIÇA!

6 comentários:

  1. Realmente, a Justiça humana é falha, sacia a carne, mas não a alma e o coração, nada trará a pessoa amada de volta, o único desejo e conforto é a possibilidade de morrermos em Cristo, e termos em fim a vida plena e dos JUSTOS!
    Nada adiantaria, matá-los, surrá-los, a nossa vontade humana só se sasseia dessa forma, e nos faz aceitar um pouco o que aconteceu..

    ResponderExcluir
  2. É caro anônimo...

    Nenhum tipo de morte aos agressores ou "surra" seria justa suficiente. Não seria porque a minha justiça é muito diferente do sentimento de justiça da família da vítima que é ainda mais diferente dos genitores dos autores.

    Diante disso tudo, e ainda mais com base no que a Bíblia nos deixa registrado, prefiro entregar nas mãos divinas o conceito de Justiça, sem que para isso, tenha que ser omisso enquanto cidadão.

    Abs e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Amigo...
    Deus conhece os intentos de um Coração Mau. Estamos aqui nesse MUNDO à mercê de todos os tipos de situações. A nossa Carne pode Sofrer com INJUSTIÇAS... Mas DEUS estará sempre pronto para nos Receber no tempo e momento DELE. O Verdido final... É DELE. Nada fica alheio ao seus Olhos... TUDO REGISTRADO no grande LIVRO desse Juíz maior. Aprouve a ELE acolher o seu Amigo... DEUS cuidará do resto. Não desampara os SEUS. O pior prá nós... Pode ser o MELHOR de DEUS .
    Fica assim não...
    O Texto que o SENHOR JESUS te deu nesse momento tão triste... Foi GRANDIOSA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus chama as estrelas pelo nome. Conhece todas as coisas e nada acontece por acaso. Ele tem o controle de tudo.

      Quanto ao coração mau, certa vez escrevi que o grande marco do calvário de Jesus e uma enorme diferença da sua perfeição em relação a nossa natureza é fato de mesmo tão injustiçado não sentir raiva, ódio, rancor de seus algozes.

      A morte de cruz era terrível e cruel, mas outras pessoas já haviam passado por ela, inclusive, no mesmo dia e momento que Jesus, contudo, Jesus perdoou, amou, mesmo sangrando, dando Sua vida por Aqueles que o crucificaram.

      Seu ato é exemplo. Raiva, ódio, jamais. Ainda que seja a custa de jejum, oração, tempo. Que seja feita a Justiça Dele. Sempre!

      Excluir
  4. Sigamos... Avantes... Aqui não é o nosso LUGAR.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Seu comentário servem e consolo para este momento. Este não é nosso lugar. Ora vem Senhor Jesus!

      Excluir