sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Escrevendo no coração do homem

E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. João 8:8

Alguns detalhes desta história nos chamam a atenção:

Jesus encontrava-se numa difícil situação. O Mestre havia dito que veio para dar vida ao homem, mas disse também que não veio para descumprir a lei. Naquele momento, mandar cumprir ou ignorar a lei deixaria o Senhor numa posição a ser criticado.

Os religiosos que trouxeram aquela mulher não estavam preocupados com ela, menos ainda com o pecado. Sua única intenção era “tentar” Jesus. Prova disso é que a lei dizia que aquele que fosse apanhado em adultério seria apedrejado. Cadê o acompanhante que estava junto à mulher? Política. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Jesus escrevia na terra. O que é o homem? Barro.  O Senhor pegou a terra, fez barro, soprou o fôlego da vida. Jesus profeticamente estava escrevendo no coração do homem uma nova lei, não escrita em tábuas de pedras, mas escrita nas tábuas do coração do homem. “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração”. 2 Coríntios 3:3.

O Mestre fala uma frase e todos vão embora. Mostrando que tudo que precisamos nas nossas vidas para afastar o acusador é uma Palavra do Senhor ao nosso favor.

Termino dizendo que a lei se cumpriu naquele dia. Nos casos de adultério deveria haver morte, através do encontro da vítima com a pedra. Jesus é a pedra de esquina (Pedra que os edificadores rejeitaram). Aquela mulher teve o encontro com a pedra e morreu para uma velha vida e nasceu para uma nova vida em Cristo Jesus. Algum tempo depois, o próprio Jesus vai subir numa cruz para morrer por aquela mulher, por mim e por você. Hoje, fica a recomendação, vá e não peques mais.

8 comentários:

  1. Que Deus multiplique-a nos púlpitos, dando graça aos pregadores.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Muito boa palavra, meu irmão. O nosso senhor não é acusador, ao contrário daquelas pessoas que queriam acusar aquela mulher e ao mesmo tempo ter do que acusar o senhor Jesus, pois julgavam que pegariam o senhor em uma das respostas, se mandasse atirar a pedra poderiam dizer que ele não era o que dizia pois não perdoava e se falasse para não jogar a pedra achavam que o pegariam pq ele iria descumprir a
    Lei, só que o nosso Senhor é sabedor de todas as coisas e até quando alguma coisa ou problema parece insolúvel Ele vem com uma solução!!!! Com esta resposta
    ele mostra que é o único que não tinha pecado e nem por isso a condenava, pq os pecadores iriam fazer isso? Ele confronta aquelas pessoas!!!! E dá um novo rumo para a vida daquela mulher, mudando a morte para a vida, e hoje não é diferente ele tem nos oferecido vida!!! Este é o Deus que servimos!!!!!! A paz do Senhor
    ( Cris-Ubá)

    ResponderExcluir
  3. Estou duplamente feliz. Primeiro, por um comentário inteligente e segundo que minha amiga que a tanto tempo estava sumida, apareceu. Quase uma filha pródiga...rssrsr

    abs

    ResponderExcluir
  4. Interessante que o irmão escritor disse ... " a lei se cumpriu naquele dia", se cumpria sim, mas na forma da graça, que é maior que a lei. A alma que pecar essa morrerá. Ezequiel 18.4., mas pela graça sois salvos Ef. 2:9. Naquele momento a lei da graça que é o amor, estava acontecendo. Aquela mulher ficou em silêncio, porque o coração dela confessava o seu pecado, por isso Jesus disse .. vai e não peques mais. Mas antes os mais velhos foram os primeiros a saírem. Quando a graça salvadora acontece, as coisas velhas do homem começam a sair, o passado acusador, as mentiras, a angustia, o medo, e só quem ficou foi Jesus. Só Jesus permanece, porque ele é eterno, agora era ela e Jesus, e ela foi despedida para exercitar a fé no caminho, no processo da salvação. Vai a tua fé te salvou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A permanência de Jesus em qualquer lugar afasta o pecado. Por isso devemos mantê-lo nas nossas vidas. Não um Jesus histórico, mas um Jesus vivo, atuante, Rei na nossa caminhada.

      abs

      Excluir
  5. A parte do encontro com a Pedra fechou o texto com chave de ouro, a cereja do bolo. Que o Senhor continue a abrir nossos olhos para contemplar as maravilhas da Sua Palavra!

    ResponderExcluir
  6. Amém. Tive a oportunidade de pregar esta Palavra duas vezes em locais distintos. Fechei a mensagem com essa parte. De fato temos muito a descobrir e aprender com a Palavra.

    abs

    ResponderExcluir