terça-feira, 11 de agosto de 2015

Onde vamos baixar o paralítico?

E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. Mc 02:04

Casas antigas normalmente eram divididas em quarto, sala e cozinha. Por falta de saneamento básico, banheiros eram externos. Na cozinha ficavam as mulheres que preparavam os alimentos. Na sala, cômodo mais espaçoso, ficavam as visitas. No quarto, ficavam as “bagunças” e tudo aquilo que era atinente apenas a casa.

A história narra que o paralítico é suspenso ao telhado e descido em seguida até a presença de Jesus. Aqueles quatro homens poderiam ter descido com o paralítico na cozinha ou no quarto (conjecturando que Jesus estava na sala).

Onde você tem levado os paralíticos que Deus tem permitido você cuidar?

Explico...

Alguns hoje preferem falar da cozinha. Estão oferecendo um alimento para esta vida. Um alimento que perece e que não resolve o problema dos paralíticos. O Pão da Vida está tão perto, mas ainda assim os visitantes têm sido levados à cozinha.

Outros preferem expor os problemas da casa, suas bagunças, suas intimidades. Levam o paralítico ao quarto para que este saia com a seguinte impressão “aqui, não volto mais!”.

A casa não era especial pelos cômodos que tinham. O que fazia aquele local diferenciado era a presença de Jesus. Os quatro homens apresentam o paralítico diretamente a Jesus, Aquele que podia resolver a vida do enfermo.


Discursos do “vai à minha igreja porque o culto é rápido, não pede dinheiro, o louvor é assim ou assado” estão mais para uma tentativa desesperada de mostrar cômodos da casa do que falar o motivo que nos levam a esse local: Jesus. Que tal retirarmos as telhas e apresentar os paralíticos diretamente a Jesus?

14 comentários:

  1. Tiremos as TELHAS... Vamos mostrar JESUS REVELADO, SALVADOR, aos enfermos.
    Não é preciso falarmos de cosinha, de quartos, só precisamos dizer:
    VEM E VÊ... JESUS ESTÁ NA CASA.

    Muito boa a palavra.
    A Paz do nosso Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Sim minha amiga, a intenção é mostrar um Jesus revelado e não os problemas ou qualidades da casa. Estes, se tornam indiferentes diante da presença do Salvador.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que possamos mostrar sempre que Jesus é o foco de tudo. Que todos possamos encontrar a paz que ha em Jesus Cristo. Que Jesus, Deus e o Espírito Santo sejam sempre adorados no alto e sublime trono, pois Eles são tudo em nossas vidas

    Grande é o nosso Deus, e as obras que Ele faz, o Teu amor não tem limites e em Teu perdão encontro paz ....

    ResponderExcluir
  7. Verdade Karen. Importa que Ele cresça e eu diminua.

    abs

    ResponderExcluir
  8. Que bênção,pela segunda vez em quatro anos levei meu segundo colega de trabalho a igreja e minha vontade de pergunta a ele se o culto foi rápido era grande porém da Minha boca saiu o culto foi uma bênção e ele respondeu que estava leve e infelizmente o nosso culto e: muito dizemos.

    ResponderExcluir
  9. Marcos, a meu ver, não há nada demais em falar que o culto é rápido. O que não pode é isso virar o nosso "carro chefe" dos convites. Não podemos aceitar pseudo conversões com base em questões administrativas, como duração do culto, ministério não remunerado, etc. Nosso alvo é Cristo.

    abs

    ResponderExcluir
  10. O alvo é Jesus: "lema 2015"
    "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus"
    Filipenses 3:14
    Jesus é o único que liberta e faz o homem caminhar em direção a ETERNIDADE.

    ResponderExcluir
  11. Interessante uma coisa: Sabemos que os quatro, nos fala do evangelho, as boas novas de Jesus para o homem. Esses quatro levaram um necessitado. A palavra revelada, o evangelho vivida no corpo faz o homem atravessar por cima das dificuldades e o coloca onde Jesus está,

    ResponderExcluir
  12. O Evangelho tem poder para levar o homem onde ele antes não alcançava.

    Obrigado pelo comentário.

    Abs

    ResponderExcluir