terça-feira, 5 de junho de 2018

Meu filho; não esqueça de levar pão.


Mateus 16:5 E, passando seus discípulos para a outra banda, tinham-se esquecido de fornecer-se de pão. E Jesus disse-lhes: Adverti e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.

Eu me recordo quando criança, meu pai levava meu irmão e eu para pescarmos.
 
Antes de preparar os materiais de pesca, anzóis, isca entre outros, ele ia à mercearia e comprava pão, e o recheava com aquela mortadela que quem já comeu jamais se esquece. Se você está pensando qual mortadela, é aquela que temos por vezes o desprazer de comer a fatia com a pimenta do reino inteira, e não sei por que todas as vezes era eu o presenteado com aquele inesquecível amargo na boca.

Deixando as lembranças de lado, e voltando ao texto, os discípulos não estavam indo para uma pescaria, era, na verdade, uma trajetória pelo mar.

E pelo menos quatro dos discípulos eram pescadores, muito bem-acostumados com este tipo de trajetória, e sabiam de uma coisa, no meio do mar não existe mercado, padaria, nem lanchonete, se você não levar alimento, você fica com fome.

Mas não era a primeira vez que isso acontecia. Na primeira multiplicação dos pães os discípulos também tinham se esquecido de levar pão para um local deserto. Dois locais, mar e deserto, que se formos atravessá-los, não podemos esquecer de levar pão.

Na primeira multiplicação dos pães estava ali um rapaz que entregou o que tinha nas mãos do Senhor e viu um grande milagre. Eu fiquei pensando na história daquele jovem que a Bíblia não diz mais nada, e me veio à mente um filme; sua mãe dizendo quando ele saísse de casa, "meu filho está aqui o seu lanchinho, não volte tarde". Mas isto é pura imaginação.

Verdade ou não, quem é pai e mãe e servem a Deus, sabem muito bem que este é nosso papel, não deixar que nunca nossos filhos se esqueçam deste pão, a Palavra de Deus.

O deserto e o mar, o mundo e sua configuração, não tem alimento para alma, ir para qualquer lugar, sem encher o coração com o pão da vida - Jesus - é praticamente um suicídio espiritual.

É hora de esquecermos muitas coisas, menos da palavra de Deus, e as promessas Nela contida, pois em breve Jesus virá.

Texto: Rodrigo Motta - Muriaé / MG. 

10 comentários:

  1. Eh meu querido a nossa jornada tem sido longa!
    Não digo nem a jornada de fé que cremos vai culminar na Jerusalém celestial dos fiéis.
    Mas da jornada de um simples dia de trabalho,onde passamos às vezes pelo mar e pelo deserto várias vezes,pois muitas situações nos cercam, e um pão e às vezes um pouco de água faz toda a diferença pra não desfalcermos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amigo, um pouco de água e um pão foi suficiente para Elias. A água do Espírito, o Pão da Vida, nos dado pelo PAI é suficiente.

      Excluir
  2. Verdade,não só de pão viverá o homem,mas da palavra que vem de Deus!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa explanação, isso sem falar na falta de fé. Uma vez que Jesus já havia mostrado os milagres e ainda estava no meio deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade meu caro, e como diz a Palavra, sem fé é impossível agradar a Deus.

      Excluir
  4. Bem lembrado, a bíblia nos relata que no final dos tempos o amor de muitos esfriarão, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. JESUS, fonte inesgotável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos tem parado no meio da caminhada, mas o segredo é ir até o fim.

      Excluir
  5. Belo texto. A bíblia nos mostra que o povo só queria alimento pra essa vida, e não entendia que o proposito do Senhor era alimentar não só o corpo mais também a alma. E que a palavra vida do Senhor e que levará o homem a eternidade de Deus.

    ResponderExcluir