terça-feira, 19 de junho de 2018

Profetizando o Corpo



Jo 11, 50 -51. Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação. E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.

Embora distante de ser um servo do Senhor, Caifás entregou uma profecia a respeito de Jesus. Disse que Ele morreria por uma nação (Israel), não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus dispersos.

A palavra "Corpo" está ligada a Igreja. Referências? Seguem algumas... "um só corpo" 1Co 10:17 e Rm 12:5, "o corpo de Cristo" em 1Co 12:27 e Ef 4:12. Efésios 05, Hebreus 13 e Colossenses 01 também tratam a respeito.

Por serem saduceus e não crerem em ressurreições, os principais sacerdotes - aqui inclui Caifás - planejam matar Lázaro, a quem Cristo havia ressuscitado. Não havia como negar a maravilha, mas era necessário negar a fé para manter o cargo.

Ele até profetizou, mas munido do sentimento de poder, egoísmo, arrogância, agarrado a seu cargo, abriu mão da Verdade, da profecia e se apegou a algo passageiro. Teve a oportunidade de escrever seu nome no livro da vida, mas errou ao querer ocupar um lugar que não era dele: Sumo Sacerdote!

Caifás nos mostra que é possível profetizar sem viver a profecia; é possível falar de Corpo sem ser membro; é possível "conhecer" a Cristo sem aceitá-Lo como Salvador.

9 comentários:

  1. Ótima reflexão. Faz lembrar o que sucedeu a Pilatos, que mandou escrever no alto da cruz: Jesus Nazareno, Rei dos Judeus. Contestado pelos religiosos, manteve a inscrição: o que escrevi, escrevi.

    ResponderExcluir
  2. Corpo de Cristo, assunto necessário a exemplo do que ele disse que quem não comer de sua carne e não beber do seu vinho não tem parte com ele .

    ResponderExcluir
  3. O inicio do verso diz tudo: Ele não disse isto de si mesmo.Logo, ....

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,tudo se fez necessário para que se cumprisse as escrituras.Profetizar é uma coisa,eu profetizo que esse projeto irá dar certo...Mas conhecer Cristo sem aceitá-lo? É bem complexo. Eis que estou a porta e bato....se permitir a minha entrada,entrarei e cearei.Para que tenhamos uma experiência com JESUS temos que aceitá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de "profecia", a "profecia do eu", eu profetizo, eu mando, está mais para pensamento positivo do que profecia.

      Excluir
  5. Parabéns pelo texto meu amigo. Muito bom!!! Que possamos continuar sendo fiel e fazendo parte do corpo de Cristo até a volta maravilhosa do Senhor Jesus para buscar sua igreja.

    ResponderExcluir