segunda-feira, 31 de março de 2014

A importância do Cristianismo


Nesta semana vi uma personalidade dando uma entrevista dizendo que o cristianismo é o maior disseminador de preconceito e atraso da sociedade. Vejamos...

O Estado hebreu foi a primeira experiência bem sucedida da humanidade de limitação ao soberano - origem do constitucionalismo moderno (Marcelo Novelino).

O povo de Deus foi o primeiro a ter sistema judicante com graus de recurso. Adotou o princípio da legalidade e da reserva legal. Penas previstas para condutas previamente tipificadas. Codificação de direito civil, penal e comercial. Limitação a autotutela. Leis de defesa para o feto e a mulher. Limitação a escravatura com previsão de liberdade e proibição de castigos em excesso. Separação e individualização de penas e apenados. Constituição de colônia agrícola para cumprimento de pena. Prescrição para a cobrança de dívidas. Princípio da federação (12 “tribos” - estados; que formavam um país). Devido processo legal para o direito sancionador com mínimo de duas testemunhas. Previsão da tripartição de poderes (livro dos profetas menores). Recomendação (no novo testamento) a órgãos de defesa e da segurança pública para não entrarem em greve e se rebelarem contra o Estado, princípio adotado no Brasil de proibição de greve para as forças armadas, polícias civis e militares conforme entende o Supremo Tribunal Federal.

Jesus confirmou todas estas leis e revogou a lei de Talião. Ao se deparar com a mulher prostituta, livrou-a da condenação. Pregou e salvou os excluídos (enfermos, moribundos, leprosos, deficientes). Cristo ensinou o perdão. Evitou revoltas e instabilizações na sociedade. Dividiu a história em antes e depois. É um marco revolucionário na disciplina de direitos humanos.

Nas cartas as igrejas, seus seguidores, falam da necessidade de respeito e oração as autoridades (por falar nisso, você já orou por alguma autoridade?) Paulo pede aos irmãos que evitem causas judiciais e contendas entre irmãos.

Pois é, de lá pra cá, pra quem não sabe, grande parte das escolas e faculdades do Brasil e do mundo são bancadas por igrejas. Há quem diga que este número é maior inclusive do que as instituições bancadas pelo Estado. A igreja construiu um grande número de hospitais. Nós (a igreja), bancamos grande parte das obras sociais deste país. As igrejas são responsáveis pela imensa maioria dos presos (esquecidos pelo Estado e pela sociedade) que se recuperam. Igual número contabilizam as recuperações de viciados, drogados, etc.

Acabando com a “religião”, matamos nossa história, nos entregarmos as mazelas do Estado e não serão vídeos do youtube que nos salvarão.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu caro!
      A palavra "Cristianismo" tem um alto preço mesmo,confesso que não tinha parado para pensar e dar esta ênfase ao verdadeiro sentido.

      Excluir
  2. Pois é...olhar sob um outro prisma é sempre importante...

    abs

    ResponderExcluir
  3. uau ! Você argumentou com maestria , confesso que agora fiquei com medo de falar a respeito de pontos de vista diferentes ou polémicos com você'rsrs'.
    Há!Quem é vivo sempre aparece não é mesmo ?

    ResponderExcluir
  4. Talvez tal post tenha ficado razoável por ser uma área que eu ando com mais facilidade...rs

    Abs

    ResponderExcluir