segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Você sabe o que é a teoria das janelas quebradas?

Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lc 15:08

Diz a teoria que a partir do momento em que uma das vidraças de uma casa (ou de um carro que fica estacionado na rua) for quebrada, isso abrirá um precedente para que infratores comecem a depredar o restante do patrimônio. Na verdade, a teoria explica que se chega a um ponto tal que, inclusive, as pessoas de bem começam a entender que determinadas condutas que até então eram erradas, na nova concepção, tornam-se socialmente aceitas.

O que isso tem haver com o texto? Tudo. A perda de uma dracma é como a quebra de uma janela. Ela abre um precedente para que a perda de outras dracmas não seja tão importante. Após um tempo, a casa está tão deteriorada que é comum alguém jogar uma pedra e quebrar mais um pedacinho do vidro ou contextualizando o texto, perder mais uma dracma.

Amigos, em nossos dias o homem tem perdido os seus valores; família, caráter, verdade, compromisso, santidade. E isso não é um roubo de todas as dracmas do seu coração ao mesmo tempo. Isso são pequenas pedras que foram jogadas dia após dia e foram quebrando as vidraças da casa. Quer um conselho? A teoria diz que para não se chegar ao ponto da desordem total era necessário que assim que uma janela se quebrasse deveria ser outra imediatamente reposta no seu lugar. Não perca as dracmas, os valores que Deus te deu. Não perca a janela da oração, do jejum, da leitura a Palavra. Conserte suas janelas, afinal de contas, diz a Bíblia que o ladrão não entra pela Porta e em janelas fechadas também não!

11 comentários:

  1. Excelente palavra. Bênção de Deus para a vida daqueles que dela se alimentar. De fato a humanidade tem caído cada dia mais e mais na concepção de achar que " não tem nada haver fazer isso ou aquilo", se deixando assim se corromper por influências capazes de disseminar nossas origens, nossa raízes e a nossa fé em Cristo Jesus. Para não ficar apenas em minhas palavras complemento meu comentário com um versículo bíblico, pois a palavra de Deus e viva e eficaz, como também é lâmpada para os nossos pés e Luz para o nosso caminha. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
    (I Co 15:33)

    ResponderExcluir
  2. Amigo;

    Excelente comentário.

    As pessoas estão se deixando influenciar pelo mundo. Um pastor que fala abertamente sobre santidade, vestes adequadas, etc, muitas vezes é taxado de ultrapassado.

    Que Deus nos abençoe e nos ajude através do Espírito Santo a manter a firme direção.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Palavra abençoada!!! Como diria meu tio, pastor na igreja Arca Apostólica de Jesus, as grandes pedras não nos faz tropeçar, mas sim as pequenas pedras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. O livro de Cantares se refere as raposinhas que estragam a videira. Não eram raposas grandes mas sim as pequenas.

      Obrigado pelo comentário.

      abraços

      Excluir
  4. Eu nem sou da roça, mas sei de um ditado lá que diz que "onde passa boi, passa boiada". Boa palavra, atual. Que o Senhor nos ajude a sermos fiéis no pouco, se quisermos ser colocados sobre o muito (a Eternidade de Deus). Que o Senhor lhe abençoe, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço bem esse ditado, ouvi muito isso na roça....rs

      obrigado pelo comentário.

      abraços

      Excluir
  5. Muito bom!!!!!!

    Sem palavras...
    DEUS maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  6. fazia tempos que não lia o blog, mas vejo que continua abençoador! obrigada por compartilhar! Deus abençoe sua vida!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que a Palavra de Deus tem chegado ao seu coração através do blog.

    abraços

    ResponderExcluir