sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Não faltou água...

Êxodo - Capítulo 17

6: Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.


Durante a caminhada dos israelitas pelo deserto rumo a terra prometida, houve dois momentos que faltou água e o povo obedeceu a voz do Senhor. O primeiro momento foi quando chegaram a Mara, na verdade, havia água, mas eram amargas. Deus então providencia o lenho que é lançado nas águas e elas se tornam boas para o consumo. O segundo momento foi quando o povo saiu do deserto de Sim. Faltou água no meio do caminho. Deus orienta que ferisse a rocha, e dela saiu água para o povo.

Esses dois momentos representam a história do povo de Deus. O primeiro está relacionado ao povo de Israel. Para eles, havia água (águas da salvação), porém eram amargas. Eram tantas leis, tantas ordenanças, tantas imposições criadas pelos homens, grandes religiosos, que isso tornou-se um fardo para eles. Conheciam a Deus, e Deus queria se revelar ao povo, porém, com tantas obrigações, isso se tornou difícil e amargo. A solução foi a figura do lenho que representa a Jesus. Jesus, como simples homem veio a este mundo e absolveu toda amargura que havia. Foi o único que conseguiu cumprir toda a lei e deixou sua graça, sua virtude. Durante cerca de três anos do seu ministério, salvou, curou, abençoou, consolou, enfim, toda sorte de benção foi distribuída ao povo, que agora viram as águas amargas se tornarem “doces”.

O segundo momento do povo no deserto é uma figura da igreja. Nós não tínhamos água, não conhecíamos ao Senhor, mas depois que a rocha foi ferida, depois que Jesus foi crucificado na cruz do calvário, dele saiu águas da salvação que chegaram a nós. É o Espírito Santo que hoje está sendo derramado sem medidas, fazendo que muitos provem dessa maravilhosa água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário