terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Três lições em Jó




Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Jó 42:1
Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.Jó 42:7

Durante algum tempo fiquei fritando meus neurônios pensando qual seria a primeira mensagem do ano que postaria no blog. Cheguei a esta mensagem com três lições para nós...
Todos os anos, normalmente começamos com muitas promessas (quase todas não cumpridas no final). É a dieta, os exercícios físicos, trocar o carro, etc. Eu sei que não é o primeiro dia do ano mas nunca é tarde para fazermos um bom “acerto” com Deus.

Após vários capítulos entre lamentações de Jó e tentativas de alentos e explicações por parte de seus amigos, do capítulo 38 em diante, Deus vai falar e vai mudar o cativeiro de Jó. No primeiro verso do cap 42, vemos Jó conversando com Deus e admitindo seus erros.
1ª lição: precisamos falar mais com Deus, orar mais, questionar menos. Se Jó tivesse orado mais ao invés de reclamar tanto, talvez sua luta tivesse sido abreviada. Orando, que possamos ter a humildade que Jó teve e reconhecer nossos erros. Nós não podemos nos tratar como vítimas da ira de Deus. Na verdade, o que de “ruim” que nos acontece é fruto da nossa própria natureza, do nosso pecado e todo o bem que nos sucede não pode ser imputado a nenhuma qualidade nossa, somente ao grande amor do Senhor. Que possamos confiar mais no Senhor, saber que no final, Ele colocará suas boas mãos de poder e fará Sua Justiça!

O cap 42, vs 07 começa mostrando que Deus estava falando com Jó.
2ª lição: orando, certamente Deus falará conosco. Que possamos ser mais sensíveis a voz do Espírito Santo e que Ele tenha mais do nosso tempo para ser ouvido.

Colocando todas as coisas nos seus devidos lugares, a continuação do verso 07, cap 42, demonstra a insatisfação de Deus com os amigos de Jó. Mas vejam bem irmãos, se nós formos ler todo o livro mencionado, veremos que seus amigos falaram de Deus para ele, o problema é que diante da recusa de Jó, calaram-se, não tinham argumentos para mostrar que Jó estava errado.
3ª lição: que possamos ler mais a Bíblia. Precisamos conhecer mais da Palavra de Deus para que não sejamos contados como os amigos de Jó, servos que deixaram de dizer o que era reto da parte do Senhor. Há alguns que se conformam em dizer “eu falei, não quis me ouvir, agora não é mais problema meu...”. Não podemos nos conformar que diante da primeira negativa, diante do primeiro argumento contrário, o servo desanime de falar da Palavra. O evangelho está como está (e aqui nem preciso comentar), devido a falta de conhecimento da Palavra de Deus.

Ser mais sensível a operação e a voz de Deus, orar mais e ler mais a Bíblia, se conseguirmos colocar dentro de 2013 essas características em nossa vida, terminaremos este ano bem melhor do que os demais...Que o Senhor nos abençoe.

Foto enviada pela leitora Nerinha - Palma/MG.

6 comentários:

  1. Maravilha, varão!!! Poucos blogs tem a profundidade que o "Eternidade pela Palavra" tem, excelente postagem. Eu acho que já te disse isso, mas não me importo de dizer outra vez: entrar neste blog é como entrar no "Palavra a Sério", me sinto em casa rsrsrs ... bem, pelo menos temos algo em comum em relação aos blogs: gostamos de estudar e de escrever nossas próprias mensagens e postagens...
    Abraço fraterno, apdSJ!!!

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo comentário caro amigo.

    Também me sinto em casa no Palavra a Serio.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Gostei da mensagem.
    Só uma correção ali. O capítulo não é 47 é 42.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Felipe. Já fiz a correção. Misturei cap com versículo e deu nisso...srsrr

    Começo de ano, o cerebro ainda está se acostumando...hehe..

    abraços e obrigado

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito, uma benção!!!... eu como sempre atrazada só vi hoje;

    Que bom que a foto ajudou de alguma forma.

    A Paz do Senhor!!!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente você está bem atrasada...hehe...
    Se demorar a comentar pode ser que nem consiga pois são muitos...srrssr...vai ter que entrar na fila...rsrrsrs

    Forte abraço e obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir