segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pão Sagrado



Então o sacerdote lhe deu o pão sagrado, porquanto não havia ali outro pão senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do Senhor. I Sm 21:06

Vemos que entre a unção de Davi e a posse do reino, se passou um grande intervalo de tempo. Nesse lapso, o filho de Jessé viveu um período de muitas lutas.

Davi fugia de Saul. Como a fuga foi rápida não teve como levar alimento e nem armas. Com fome, ele vai até o sacerdote e pergunta se lá havia algo para comer e a resposta é imediata: “Aqui não temos pão comum, apenas pão sagrado”.

Grande semelhança há entre Davi e nós, que também fomos eleitos por Deus, chamados e escolhidos para o reino dos céus, mas que ainda aqui, enquanto esse dia não chega, estamos cercados de lutas e fugimos muitas vezes de vários inimigos; tristeza, decepção, angústia, medo, etc.

Mas enquanto fugia, Davi buscou um lugar pra se alimentar e foi recebido pelo sacerdote. Nós também nos momentos de aflição temos um refugio na presença do Senhor. Que bom é quando perguntamos como Davi: “há alguma coisa pra comer”? E a resposta é: “Pão comum não temos, mas pão sagrado temos”. Na casa do Senhor o único e suficiente alimento é o Senhor Jesus. Veja que o texto diz que o pão foi retirado da presença do Senhor para dar a Davi. Isso também aconteceu; para que o pão fosse servido a nós, Ele (o Pão da Vida), estava na Glória e saiu do Pai para vir a este mundo morrer por nós. Por isso mesmo, a Palavra o chama de “o Pão Vivo que desceu do Céu!”

Davi, depois de se alimentar ficou com ânimo pra batalha e fez uma pergunta: “tem alguma espada”? E o sacerdote disse: “aqui não temos espada a não ser a que você matou Golias”. Quando nos alimentos de Jesus o ânimo volta e descobrimos que a arma que nos deu vitória no passado continua a nossa disposição, a Palavra continua sendo revelada, a oração continua a nossa disposição, o jejum, as madrugadas e como “Golias” caiu, outros cairão.


Saul dava um banquete na festa da lua nova e ele esperava por Davi por querer matá-lo na festa, mais a Palavra diz que a cadeira de Davi estava vazia. Há um banquete de morte para o qual fomos chamados, mais nossa cadeira está vazia porque estamos assentados a mesa do nosso Senhor.

Contribuição: Thiago - JF

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sugestão de mensagem para o culto pelos familiares



E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela. Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os. Marcos 1:30-31

Existe uma falácia que sogra é algo ruim. Venho publicamente para dizer; isto é MENTIRA. Minha mãe é uma excelente sogra para minha esposa, embora a mãe da minha esposa, … deixa pra lá...

Simão havia tido uma experiência interessante. Recebeu um chamado de Jesus e o seguiu. Seguiu sem ver ainda as maravilhas, os grandes sinais, sem ver Jesus transfigurado. Seguiu Jesus pelo convite que recebeu.

Mas agora Jesus vai à casa de Simão. Lá, algo não estava bem. Sua sogra. Diz a bíblia que ela estava com febre. O texto narra que Simão intercede junto ao Mestre pelo seu ente.

Em regra, febre não é doença. Ela é a manifestação do corpo para algo que não está bem. De um resfriado a alguma doença muito mais grave.

A experiência de Pedro é notável. Abriu mão de tudo para seguir a Jesus, profissão, parentela. Mas antes de ir, era de bom alvitre que o Mestre desse uma passadinha lá na sua casa.

Essa é a nossa experiência. Um dia, abrimos mão de tudo, de nós mesmos inclusive, para seguir ao Senhor. Mas isso não quer dizer que esquecemos da nossa família. Pelo contrário, passamos a valorizá-los ainda mais, a orar mais por eles, por isso tiramos um mês para jejuar, madrugar, cultuar ao Senhor em favor dos nossos.

Pedimos ao Senhor que também faça uma visita na nossa casa. Às vezes tudo parece bem, mas somente parece. Há algo que não vai bem, que está no interior e é desconhecido.

Hoje, as pessoas usam muitos anti térmicos para controlar a febre. Assim, usam de muitos artifícios para enganar que estão bem. Escondem-se atrás do casamento, da família, da profissão, de deuses, mas existe um problema. A alma do homem. “A minha alma tem sede e sede do Deus vivo”.

Depois que a sogra de Pedro foi curada a bíblia diz que ela servia a Jesus, ou seja, antes ela não O servia.


Nós oramos para isso. Para que Jesus vá no nosso lar e faça com que os nossos entes também possam servi-Lo. Ainda que Ele tenha que curar a sogra...srrs...

A foto foge do contexto do texto, mas era a última que estava catalogada...rsrs

Um poucochinho de luz


Jo 05:35 Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz.

Imagine-se andando durante a noite. Na...

Lua minguante: a luz vai diminuindo com o passar dos dias.
Lua nova: maior ausência de luz. Seu caminhar estará certamente prejudicado.
Lua crescente: há um pouco mais de luz. A medida que os dias passam, a claridade aumenta.
Lua cheia: é a fase em que há mais luminosidade.

Assim são os servos do Senhor. Um dia andávamos na total escuridão do pecado. Aprouve a Deus, na sua infinita misericórdia, colocar na nossa noite, uma lua. Um servo que, por si só, não tem luz própria, mas que reflete a luz de Jesus. Você encontrará todos os tipos de servos, alguns cheios da graça do Senhor, com mais luz, outros com menos, outros com bem menos e até alguns ausentes de luz.

Mas fato é, que independente da lua que Deus usou para você enxergar um pouquinho na escuridão da noite, ainda é noite e sua visão continua prejudicada. Importa para nós, atendermos o conselho do apóstolo Paulo que dizia: “andamos por fé e não por vista”. Na noite, vemos somente a lua, mas temos a certeza que existe algo bem maior e mais luminoso. Essa é nossa fé. Aguardamos ansiosamente o raiar de um novo dia, chamado de dia Perfeito, onde nós poderemos desfrutar do Sol da Justiça.

Maná - Conjectura e possibilidades.


Nm 11:06 Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.


Senhor, maná de novo?
Sim.
Mas ontem também foi maná.
Pois é, e amanhã será maná também.
Oh Senhor, no começo até que foi legal, diferente, diria, novidade, mas agora já deu, tem aí um filé com fritas não? Ou quem sabe uma picanha feita com aquele holocausto, com uma leve camada de gordurinha e uma coca-cola bem gelada? (informo que não estou ganhando pelo merchandising).
Tem não. Na verdade o maná pode não agradar mais a carne, mas agradaria muito se olhasse com os olhos do Espírito. Qual o povo tem um alimento diferenciado como este e que vem do céu por milagre?

Acho que com Jesus foi mais ou menos assim...

Seguir a Jesus era muito fácil. Se estivesse doente Ele curava, se faltasse comida Ele multiplicava, se morresse Ele ressuscitava, ora, assim todo mundo quer seguir a Jesus.

Mas acredito que assim como o povo acostumou-se com o maná, o povo “acostumou” com a benção do Pão vivo que Desceu do céu...

olha lá rapaz, estão trazendo mais um cego para Jesus. Já “to” até vendo que o cego vai ver...

Assim é hoje. Tem muitas pessoas que tem tudo e nunca estão satisfeitas. Isso ocorre porque não se satisfazem com o maná, o Pão vivo que desceu do céu. São aqueles que estão vivendo carnalmente. Precisam de uma novidade todo dia. Não espiritual, mas sim para esta vida.

Mas vai pregar sobre Jesus de novo? Já pregou sobre salvação esta semana!

Talvez aqui esteja um dos maiores segredos das vitórias de Davi na presença do Senhor...

Salmos - Capítulo 8

1: Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
3: Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;

Davi tinha a capacidade de ver Deus na natureza, na obra criadora, em tudo que fazia. Acordar e levantar não era uma rotina, mas um privilégio concedido por Deus.

Em tempo: antes de Deus enviar o maná pela manhã, Ele deu ao povo a carne na parte da tarde. Figura da obra perfeita de Deus. A carne de Jesus foi entregue por sacrifício ao homem a tarde (3 hs), para que pela manhã (domingo de manhã), o maná fosse entregue a todo mundo.

Uma história que se parece com a minha...


2 Sm, 09,13: Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés.

Um amigo contou-me uma história e vou recontá-la como se fosse eu...

A tradição mostrava dois caminhos ao novo rei que assumia o reino. O primeiro era “treinar e escravizar” a família da antiga realeza de forma a enviá-los a outras províncias dominadas. (Nabucodonosor procedia assim). A segunda forma era extirpar toda parentela do antigo rei.

Davi não fez isso. Agiu com benevolência. Mefibosete era neto do antigo rei Saul, era deficiente, não tinha qualquer proveito para o novo reino, mas mesmo assim, agindo de forma diferente dos outros reis, traz Mefibosete para morar em seu palácio.

Essa história se parece com a minha. O pecado me fazia parente do antigo rei (que era mau)...
Mas veio um novo Rei (Jesus) e usou de benevolência comigo. Levou-me para seu palácio (a igreja), me alimentou, cuidou de mim. Achava estranho, me sentia um deficiente, não sabia cantar, louvar, pregar, mas estava cercado dos serventes do Palácio. Sempre tinha alguém para me abraçar, me desejar a paz do Senhor, um monte de gente orando por mim, gente que nem conheço, servos indo me visitar...tudo aquilo era muito novo...

Mas é assim que o Senhor me fez entender o quanto sou devedor. Quando parei para ver, percebi que tudo esta pronto quando cheguei. Hoje, diante de tão grande proteção que desfruto no palácio, acabo ficando sem graça de não fazer nada, de levantar, comer, ir embora e esperar a próxima refeição... mesmo sendo muito limitado, ás vezes tento ajudar na limpeza, águo as plantas do jardim... estou com tanta intimidade com o Rei que Ele tem deixado até ajudar no preparo do alimento (Palavra) e me disse que posso chamar mais gente para vir comigo. Tem muita gente que me ignora na porta, quase ninguém percebe o cuidado da flor e do palácio. Veem que esta tudo limpo e bem cuidado, mas não procuram saber quem fez aquilo. Na verdade, isso é bom. Melhor que as pessoas continuem indo ali por causa do Rei e que eu continue passando desapercebido...”importa que eu diminua para que ELE Se enalteça...”

O palácio é grande e há muito trabalho para ser feito. A cada dia que passa, mais gente como eu vai se achegando. Inveja? Inveja não. Tem lugar para todo mundo e quanto mais gente para trabalhar melhor...

Sabe, melhor eu ir parando por aqui porque quando o texto começa a ficar muito grande, as pessoas costumam não ler até o final...(risos)...mas deixa eu falar um segredo: o Rei me disse que nós sairemos deste palácio e haverá uma morada muito melhor do que esta. Ele disse que já está preparando tudo e que em breve, muito em breve, aqueles que estão servindo a Ele vão morar neste novo lugar...se aqui no Palácio sou um mero devedor despercebido, lá, neste novo lugar (Eternidade)...reinarei com Ele.