sexta-feira, 21 de março de 2014

Construindo o Templo


II Cr 02:4 Agora estou para construir um templo em honra ao nome do Senhor, o meu Deus, e dedicá-lo a ele, para queimar incenso aromático diante dele, apresentar regularmente o pão consagrado e fazer holocaustos todas as manhãs e todas as tardes, nos sábados, nas luas novas e nas festas fixas do Senhor, o nosso Deus. Esse é um decreto perpétuo para Israel.

Começa a construção do templo. Diz a Bíblia no vs 01 que Salomão pensou em fazer um templo para o Senhor e um palácio para ele próprio. Salomão envia a mensagem do texto acima ao rei de Tiro.

Um rei construir um palácio não era novidade. Todo rei que se preze tinha um bom palácio. Talvez houvesse até um sentimento de vaidade; cada rei que construía seu palácio tinha que ser melhor e maior do que os palácios vizinhos. Mas Salomão era diferente...

Ele não citou que estava construindo um palácio. Ele cita que fará um templo de honra ao nome do Senhor e que isso seria decreto perpétuo.

Estamos como Salomão. Edificamos nosso templo (vida espiritual) e nosso palácio (vida material). O grande problema é que fazemos hoje mais questão de mostrar uma reforma no nosso palácio (um aparelho de jantar novo, trocou o piso, fez rebaixamento em gesso, etc) do que temos questão de construir um templo ao Senhor.

A construção do templo consumiu tempo. A construção de uma vida espiritual também requer abdicação, santificação, obediência, leitura da Bíblia, orações e jejuns, visitas aos órfãos, viúvas, presos, enfermos...

Salomão divulgava com a mensagem quem era o Deus de Israel. O que o evangelho hoje tem divulgado?

Fato é que temos visto muitos templos passageiros e isso não cumpre a finalidade da Bíblia (ser perpétuo). Que o Senhor nos ajude a sermos templos eternos para Honra e Glória Dele, para que não nos sujeitemos as intempéries da vida e venhamos ver nosso templo ruir. 

4 comentários:

  1. Irmão a paz do Senhor
    Lembrei da palavra em que Jesus disse que iria derribar o templo e o reconstruir em 3 dias, muitos riram dele, e não deram crédito, hoje vemos que muitos templos ja foram refeitos, vidas refeitas diante do Senhor.
    Não podemos deixar que as coisas dessa vida nos imponha pesos maiores do que podemos suportar, devemos levar tudo a Ele em oração, ele sabe aquilo que nos é mister, só o Senhor pode nos dar a vitória quanto as coisas dessa vida, se colocarmos o nosso coração nisso perderemos o nosso tesouro que é a vida eterna.
    Ninguém que milita se embraça com negócios dessa vida, afim de agradar aquele que o alistou.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. o Templo vivo hoje é a nova aliança sendo ela Jesus Cristo, ele quer fazer morada no templo vivo feito por ele mesmo, sendo assim, quanto menos ler a bíblia e trabalhar mais na construção de seu templo vivo, não dando importância e nenhuma religião, servindo a Deus no Amor ao próximo, vai estar vivificando o templo de Deus, pois ele mesmo deixou que o templo de Salomão fosse destruido pois não era obra de Deus, assim como todos os templo religiosos nos dias de hoje, todos vão cair, pois não é obra de Deus e muito menos a mensagem que Jesus Cristo deixou, sendo assim, fuja de todos os templos de pedra e use a Ponte que é Jesus Cristo para que ele possa entrar no seu Coração e lá fazer a reforma intima que ele tanto quer... o tempo acabou e agora temos algo novo a conhecer..... 2014.0002

    ResponderExcluir
  3. Caro Nelson;

    É verdade que Deus não está na placa de nenhuma denominação. Verdade ainda que todos os templos materiais hão de cair...

    Mas é fato que sendo a Bíblia a Palavra de Deus, sua leitura é fundamental ao servo. Logicamente que a leitura deve estar ligada a prática. O próprio Jesus falou a respeito da importância das escrituras.

    De igual forma, não vejo o movimento dos "desigrejados" como a salvação do evangelho, mesmo porque, nós já temos um salvador: Jesus.

    É claro e explícito na Bíblia o caráter da união e reunião dos irmãos para adorarem ao Senhor.

    Assim, a reunir-se em torno da Palavra de Deus para buscar e adorar é premissa dos servos do Antigo Testamento, confirmado em Jesus, passando pelo Pentecostes e pela Igreja primitiva. Abs

    ResponderExcluir