segunda-feira, 17 de março de 2014

O culto de Isaque


No cap. 21 do livro de Gênesis está a narrativa do nascimento de Isaque. O cap. 23 nada fala do jovem e no 24 já lemos sobre o seu casamento. Entre tais acontecimentos está o cap. 22, figurando a conhecida história onde Isaque fez uma das perguntas mais importantes da história: “Onde está o cordeiro?”.

Quanto anos Isaque tinha neste momento? A Bíblia não diz. Poderia ainda ser um pequeno menino ou um jovem rapaz.

Pv 23: 13a Não retires a disciplina da criança/...

Filho não vem com manual de instruções. Quem tem, sabe da dificuldade para criar, educar, principalmente numa sociedade tão liberal quanto a nossa.

Muitos não querem acordar cedo os filhos para levá-los a uma escola dominical. Não aceitam os filhos serem corrigidos por professores ou pastores. O resultado são muitas vezes crianças pouco comprometidas com Deus e jovens sem temor...

No ápice da vida de Isaque, o menino / jovem faz mais do que uma pergunta. Ele se dá conta que faltava alguma coisa. Talvez não tivesse em sua mente o risco que corria naquele momento, mas que importa? Faltava o cordeiro, e o cordeiro fazia falta em qualquer momento, seja em perigo ou não.

Precisamos orar para que nossas crianças e jovens possam perceber o centro do culto. O entendimento que Isaque tinha sobre o culto a Deus deve ser o nosso entendimento. O cutelo anda o tempo todo atrás do homem e somente o sacrifício perfeito pode livrar o homem deste juízo. Jesus!

Esqueçamos dos “Abraões ” da vida, grandes homens de experiência com Deus mas que nada podem no fatídico dia; esqueçamos da lenha e do fogo, que produzem calor momentâneo, mas só consomem a vida do homem e o expõe aquilo que somos; cinzas. Voltemos ao Cordeiro! 

4 comentários:

  1. ApdS,meu amado,

    Esta é uma boa mensagem para levar antes do seminário de crianças,e também nós que ainda não somos pais.Prepararmos desde já, uma educação melhor para nossos futuros filhos. Porque infelizmente acontece até mesmo de alguns pais dentro da igreja ficarem chateados ao ter que lidar com este tipo de situação.
    A estou correndo e me preparando pro próximo futebol espero que seja breve pra jogar um pouco melhor e parar de deixar só vc fazer os gols kkk.

    ResponderExcluir
  2. A primeira parte do seu comentário é sábia. A segunda é perdida...rssr...deixar fazer gols...só em Viçosa mesmo...kkkk

    Abs

    ResponderExcluir
  3. ótima mensagem!!
    Que o nosso Deus o abençoe

    ResponderExcluir