quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Vamos para o céu ou estamos fugindo do inferno?


E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 2 Reis 4:2

O azeite era muito presente na vida dos israelitas. Suas diversas funções (iluminação, medicamento, unção, sabão entre outros) faziam dele algo de grande valia.

Na Bíblia, por algumas vezes, o azeite torna-se uma boa figura da ação do Espírito Santo. As próprias funções do azeite ora citadas, são desempenhadas pelo Espírito Santo, principalmente após o pentecoste. É bem verdade que nos nossos tempos, credita-se muito mais a Ele a ação medicamentosa (curas e maravilhas). Outros grupos estão na fase da iluminação e creditam ao Espírito super e novas revelações. Fato ainda que ação do sabão, ou seja, a ação que o Espírito Santo tem de lavar e limpar o crente, retirando dele os pecados, maus pensamentos, os sentimentos impróprios, tem sido cada vez mais abandonada nos púlpitos durante a pregação da Palavra, embora tal ação continue perfeitamente agindo em nosso meio, uma vez que o Espírito age segundo a Soberania perfeita da Trindade sobre o homem e não o inverso.

Feita esta introdução, já é hora de ir terminando. (se o texto ficar grande o pessoal não lê...rs). A história da viúva e seus dois filhos nos dá a exata dimensão do valor do azeite. Ao ser questionada sobre o que tinha, não pestanejou ao afirmar que só tinha um pouco do valioso óleo. Sob a recomendação do profeta, buscou os vasos e viu dentro do seu lar o azeite se multiplicar. Pagou o credor e viveu do que sobejou.

Israel era um povo de muitas guerras. O inimigo o cercava o tempo todo. Logo, até mesmo pelo contexto cultural e social, analisando o AT, percebemos que algumas vezes o povo se aproximava de Deus para fugir do inimigo. Sabia que Deus era mais forte e um bom protetor.

Quando Jesus se apresenta como Deus, vemos que Ele vai mudar essa visão. E é aí que entra a figura do azeite. A parábola das dez virgens nos dá esta perfeita dimensão. Enquanto o óleo na história da viúva servia para afastar o credor, na nova aliança, o óleo presente é o preparo para o noivo. A ação do Espírito Santo hoje no meio da igreja não é somente levar o homem a fugir do inferno, (afastar o credor), mas é preparar o homem para o dia que iremos escutar o grito: Aí vem o noivo!!!

P.S. Azeite comprado não leva ninguém ao céu. A porta da graça está aberta, o óleo está sendo derramado e não se paga por isso, pois nossa salvação já foi paga na cruz (é só lembrarmos das cinco loucas...).

10 comentários:

  1. Que MARAVILHA!!!!!!
    Vou postar no meu BLOG... Amei!
    Grandiosa Revelação do Céu.... Ó Espírito Santo é Maravilhoso!
    Glória a DEUS!
    Um abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  2. É clélia....também senti saudades das postagens...mas é por motivo de força maior que tinha parado. Agora, estou de volta, pelo menos até o final do ano...rssrrs

    abs

    ResponderExcluir
  3. Amém,muita boa mensagem quem sabe desta forma o povo diminui as dúvidas e escolhe a melhor marca do azeite né a tantas misturas por ai, a coisa ta tão complicada.
    Abraço,APDSJ

    ResponderExcluir
  4. E ai amigo, não veio aqui em casa hein...ficou devendo....

    Obrigado pelo comentário.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou tirar umas férias aqui e te aviso antes se estiver de folga nos encontraremos após o carnaval mais certo.

      Excluir
    2. Vamos ver se depois do carnaval ainda estarei aqui. Estou tentando ir para BH.

      abs

      Excluir
  5. Oi amigo chikc que tem o melhor emprego do mundo, kkkkk então as cinco loucas um dia tiveram o azeite, porém por não se manterem atentas deixaram que o azeite fosse se acabando,(um detalhe o azeite delas ainda não tinha acabado) temos que nos preocupar com isso, estamos atentos? o Esp. Santo está constante em nossas vidas?? isto abrange muitas coisas!!!! Servir a Deus e não deixar o azeite acabar tem que ser diário!!! com as nossas orações, leitura a palavra, Jejum, mas tbem quando vemos um irmão precisando de uma benção mesmo ele estando todo errado , temos que ter misericórdia assim como o senhor tem tido de nós, e um amor grandioso assim como o Senhor tem tido por todos nós!!!! E em todo tempo sejam alvas as nossas veste!!! O joio e o trigo estão misturados e são muito parecidos, Eu tenho lutado para não ser joio todos os dias!!!!!! fique na paz meu querido irmão!!!!! Cris- uba

    ResponderExcluir
  6. Amiga Cris...

    Quanto tempo hein...tempo mesmo...depois que você ficou rica, nunca mais ligou para os amigos pobres...

    Em relação ao melhor emprego do mundo, vou receber esta frase como uma profecia....rs...vai se concretizar...Em nome de Jesus !!!

    Concordo com todos os seus dizeres. Paulo já dizia que nada adianta ter todos os dons se não tiver amor...precisamos amar mais nossos irmão e também os inimigos né, pois amar os amigos, até os ímpios os fazem...

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  7. Maravilha! A revelação da palavra tendo a direção do Espírito Santo: Não temos outro caminho a percorrer, não existe outro caminho que nos leve até a eternidade. Tudo que o Senhor quer é que nos estejamos neste caminho.
    O mundo esta seco sem vida mas no caminho nós encontramos tudo o que precisamos.

    ResponderExcluir
  8. Isso me lembra que Jesus é o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai sem Ele.

    abs

    ResponderExcluir