quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A testemunha verdadeira

Provérbios 14:25 - A testemunha verdadeira livra as almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador.

Introdução

A palavra nos fala acerca da testemunha verdadeira e da testemunha não verdadeira, ou falsa, esta última seria o enganador.  Vê-se que, os propósitos dessas testemunhas são distintos: a testemunha verdadeira é livra as almas; já a outra é mentir e enganar as almas. Salomão ao fazer menção dessas testemunhas, nos alerta. Pois, uma que livrar as nossas almas e a outra que destruir as nossas almas através do engano. Portanto, é preciso deixar bem claro desde o início quem é a testemunha verdadeira e quem é a testemunha mentirosa ou enganadora.
Testemunha verdadeira = O Senhor Jesus. Em Apocalipse 1:5 nos diz que: “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha...”. Nele e em nas palavras estão à verdade, pois, ele é a própria verdade.
Testemunha falsa= O adversário da alma do homem. Em João 8:44 nos diz que: “...e não se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”. O compromisso da testemunha falsa ou mentirosa é com a injustiça, com a morte, com o engano.

Desenvolvimento

Qual a função da testemunha? Em quais circunstâncias ou ocasiões se faz necessária a fala da testemunha? A testemunha era sempre imprescindível para resolver ou arbitrar sobre questões em que não se tinham a certeza. As testemunhas serviam como prova, tanto para absorver como para condenar.
A testemunha verdadeira – O Senhor Jesus veio a este mundo para cumprir o projeto eterno do Pai para a salvação do homem. Dando provas fidedignas das bênçãos que Deus tem reservado para a vida do homem. O Senhor Jesus deu testemunho do amor Pai, deu testemunho do reino eterno, deu testemunho de vida, de fé, etc.
Livra as almas – O Senhor livra as nossas almas do engano, do pecado, do juízo e da morte. A palavra está no plural, porque muitas almas têm sido alcançadas pelo seu amor e o aceitaram como o seu salvador. A sua alma está guardada no amor de Jesus.
Mas o que se desboca em mentiras – o Adversário não cessa de propagar as suas mentiras e muitos por não terem a verdade que é Jesus em seu coração, estão sendo arrastados pelo engano do pecado. Vemos frases que são criadas e tidas como máximas a serem reproduzidas: A verdade dói; a verdade machuca; etc. Por traz disso, está o não fale a verdade... Escondam a verdade. Quando na verdade o que dói é a mentira, o que machuca é o engano. A verdade só faz bem ao homem, libertando, curando, salvando.
É o enganador – O objetivo daquele que não ama as nossas almas é desviar o homem do caminho, desviar da fé, desviar da eternidade. Como ele faz isso, enganando o homem.

Conclusão

A qual testemunha você está dando ouvidos? A testemunha verdadeira ou a testemunha mentirosa? Ouça a Jesus, que é a testemunha verdadeira. Que não apenas falou-nos acerca da eternidade como também nos deu provas incontestáveis dela ao ressuscitar dentre os mortos, assegurando-nos a vida eterna. O Senhor Jesus quer livrar a sua alma da morte eterna.

Josenilson Felix. 

2 comentários:

  1. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. Jeremias 7:23
    O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano. Provérbios 12:17
    E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, Apocalipse 1:5

    ResponderExcluir