terça-feira, 7 de março de 2017

Muito prazer: Eu Sou O Abençoador

Gênesis 32:27-29 E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.

Uma das primeiras coisas que fazemos quando conhecemos alguém é falar nossos nomes. Quando Deus encontra Moisés, uma das primeiras coisas que Moisés fez foi perguntar o nome do Senhor, e o Senhor disse: Eu Sou o que Sou.

Mas no caso de Jacó não foi assim, eles ficaram uma noite inteira lutando, e somente quando o Senhor ia embora, ouve a apresentação formal.

Isso é uma realidade que ainda ocorre nos nossos dias, pessoas que passam a vida lutando com Deus, mas na verdade não conhecem o Senhor.

O Senhor foi muito claro ao dizer, que no dia do juízo, muitos chegarão até Ele é dirão, eu expulsei demônios, curei, e o Senhor olhará é dirá, apartai vos de mim, pois nunca vos conheci.

Vejamos que, pela insistência de Jacó, o anjo (ou Senhor) pergunta seu nome. É certo que o Senhor é onisciente, mas quando pergunta a Jacó seu nome, foi a oportunidade de Jacó confessar quem ele era. É o momento que reconhecemos ao Senhor nossos pecados, nossa vida longe Dele, cheia de erros, e enganos. E é neste momento que o Senhor nos revela o que tem para nós; uma nova vida, um novo homem, um novo nome.

Jacó tinha tudo, isto ele mesmo declara em Gênesis 33:11, mais lhe faltava uma coisa. Ele estava condenado a morte, pois seu irmão Esaú havia prometido que lhe mataria. Nós estamos todos condenados a morte, e somente o Senhor pode nos livrar deste juízo. E para livrarmos desta condenação se faz necessário nascer de novo, da água e do Espírito.

Jaco então pergunta ao Senhor. Qual seu nome? E a resposta não vem com palavras, mas com uma atitude. Então o abençoou. Imagino, que todas as vezes que Jacó se lembrava daquele dia, daquele encontro, podia dizer: “Eu tive um encontro, com aquele que me abençoou. Eu tive um encontro, com aquele que mudou meu nome. Eu tive um encontro, com aquele que me livrou da morte”.
Muito prazer Eu sou O Abençoador.

Rodrigo Mota - Muriaé / MG

2 comentários: