segunda-feira, 13 de maio de 2019

O que tens provado?


...Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mt 22:29b


As Palavras de Cristo foram repetidas pelo apóstolo Pedro em sua carta quando escreve dizendo que os irmãos deveriam crescer na graça e no conhecimento.


Graça / Poder e escrituras / conhecimento são duas facetas da vida do cristão que devem ser vividas plenamente.


Infelizmente, alguns manquejam dando ênfase em um dos elementos e se esquecem do outro, isso para não falar daqueles que não vivem nenhum deles.


Uns dão muita ênfase ao estudo da Palavra. Mergulham na exegese, hermenêutica, etc. Sabem o hebraico, o grego, mas passam desapercebidos pelos conselhos bíblicos para a busca pelos dons espirituais, para viver a profecia que Jesus deixou em que faríamos milagres, maravilhas, inclusive, maiores que as realizadas em seu tempo terreno. Qual valia de sonhos, visões, revelações, profecias se a palavra encerra tudo? Dizem que com o fechamento do cânon não há mais dons do Espírito agindo, ou se os há (porque é difícil negar tão latente e profunda operação) não há ênfase na sua busca. Lembrando que, a citação dos dons espirituais é exemplificativa, pois o poder de Deus não é manifesto somente pelos tais.


Lado outro, não podemos tirar a razão daqueles que criticam a ênfase exacerbada dada a busca pelos dons e com o conhecimento superficial sobre a Palavra. Male male manuseiam a Bíblia. São levados por novas revelações diariamente. Se você é pentecostal, não deve ser difícil de conhecer alguma ovelha do seu aprisco que é atraída vorazmente por um sinal, mesmo que não haja profundidade, mesmo que seu “profeta” de estimação lhe entregue algo que a Palavra já diz, do tipo: “vi um anjo que ia com você onde você for”, traduzindo biblicamente: o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem...Sl 34:07.


Enfim, creio que como doutrina para sua igreja, a Palavra é suficiente e nenhuma visão/revelação/profecia pode alterar o que posto está (sola scriptura). Aliás, só a título de curiosidade, veja que toda seita é nascida de alguma revelação que contradiz a Palavra.


Mas creio também que Deus fala através dos dons espirituais aos seus servos hoje em dia. E a Bíblia embasa tal crença. Negligenciar tal benção, deixando de levar os irmãos a terem uma experiência mais profunda, é um grande, diríamos, desperdício.


É importante crescer no entendimento (leitura de bons livros, ouvir boas pregações, uma boa faculdade de teologia), assim como viver as experiências com o poder de Deus. Tens provado de ambos?

16 comentários:

  1. Que texto em. Sabe aquele momento que precisamos ler algo importante, então, foi agora. Simplesmente fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Eu arrepio, minha pressão sobe, quando ouço alguém dizer: O Senhor me revelou..." Muita picaretagem por ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, como pentecostal não posso dizer que não estou acostumado a tal situação. O problema é quando tais revelações querem criar doutrina, ir contra a Bíblia.

      Excluir
  3. Muito bom, amigo,irmão. A PALAVRA, sempre. Muitas experiências com Dons também. Tudo para EDIFICAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, FÉ. Um abraço.Paz do nosso Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos! Um texto para refletirmos profundamente, porque podemos estar focado somente em pregações vazias, e nos nos esquecemos da palavra do SENHOR,que é a base de tudo. Temos que nos alimentar de ambos, ou seja,da palavra do SENHOR, para termos um direcionamento correto,examinai as escrituras..... e assim teremos uma verdadeira experiência com o SENHOR.

    ResponderExcluir
  5. Um excelente texto. Nas coisas mais simples sentimos a grandeza de Deus. Parabéns pelo primogênito meu amigo!!!

    ResponderExcluir