domingo, 26 de abril de 2020

Quarentena


Sete dias habitareis em tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas; Lv 23:42

Uma vez ao ano os Israelitas deixavam suas casas e iam até Jerusalém para comemorar a festa dos Tabernáculos. Nesta época, passavam sete dias morando em cabanas. Precárias cabanas. Período para se lembrar do tempo que os antepassados viveram no deserto.
A Bíblia e a história mostram que o sentimento não era de tristeza pelas limitações a que ficavam expostos. Antes, estavam felizes pela provisão de Deus e ansiosos pelo sétimo dia da festa, dia este que, dentro da cidade de Jerusalém, ocorria o maior e mais esperado dos eventos.
Muitos de nós, em tempo de quarentena, estamos “presos” em cabanas que não oferecem o mesmo conforto que tínhamos anteriormente (cinema, parques, academias, estádios, etc). Lógico que nossas cabanas são desproporcionais àquelas que os israelitas viviam. Também o são entre nós hoje, com alguns vivendo com mais ou menos conforto.
Mas o cerne da questão não é fazer comparações de cabanas e sim de sentimentos. O povo de Deus segue, hoje, vivendo com provas, limitações de recursos, mas acima de tudo, guarda em seus corações dois sentimentos: alegria pela provisão “até aqui nos sustentou o Senhor” e expectativa pelo 7º dia, o Grande Dia, o Dia do Senhor, em que entraremos para morar com Ele na Jerusalém celestial "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também". Aleluia!

Em meio a tantas notícias de dificuldades, não deixe que o inimigo retire do seu coração os sentimentos que movem o povo de Deus. Confie. Vai passar. Ele já venceu por nós!

15 comentários:

  1. Eu quero ser o primeiro a comentar. Que sábias palavras. Que excelente comparação. Deus continue abençoando e usando você, meu amigo, para nós abençoar com mensagens edificantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade para mandar mensagens também. Agradeço o comentário.

      Excluir
  2. alimento fresco revelado pelo nosso bondoso Deus,em nossas cabanas hoje temos esta provisão maravilhosa enquanto aguardamos ansiosos o grande dia!!!
    Maranata!!!
    Deus te abençoe sempre meu querido Irmão.

    ResponderExcluir
  3. Estou aguardando este grande dia e desejando ver se cumprir a promessas de Deus!que toda nossa casa seja salva!

    ResponderExcluir
  4. Excelente o texto, só para completar meu comentário em se tratado desta maldita pandemia, as redes sociais já tinham afastado o ser humano um do outro, a COVID19 apenas concretizou. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Covid mudou a forma do mundo todo se relacionar. Obrigado pelo elogio.

      Excluir
  5. Muito bom! Parabéns pelo texto, que nossos olhos estejam sempre fixo no que Deus tem preparado para nós!

    ResponderExcluir
  6. O"grande dia está chegando..."
    Jerusalém..."lindo lindo lindo"
    Que a misericórdia de Deus nos alcance a cada dia, para estarmos dignos das promessas celestiais.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, texto bem propício para a ocasião. Não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, basta o dia com seu mal. Após a tempestade vem a bonança. Confiemos no SENHOR. Que o PAI CELESTIAL continue nos abençoando abundantemente!

    ResponderExcluir