segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Subindo na figueira

Lucas - Capítulo 19

4: E, correndo adiante, subiu em uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.  

É comum escutarmos por aí que como Zaqueu quero subir...


A atitude de subir na figueira para chamar a atenção de Jesus é típica da religião judaica, uma vez que ela permitia ao homem por seus próprios esforços galgar “posições” maiores.

Vale lembrar que a figueira é um símbolo de Israel e quando Jesus viu a figueira sem figos mandou que ela secasse.

Alguns fazem o mesmo hoje, criam organizações grandes, cheia de “galhos” e vão colocando cargos de forma que a sua figueira comporte a todos. Neste sistema o importante é subir. Vale o esforço humano, a esperteza. Assim vemos muitos crentes Zaqueu, que não param de subir, que se preciso, passam até por cima dos outros, e pior do que isso, estão acima de Jesus. É a religião hoje, organizada, bonita, bem distribuída, que de tempos em tempos, alguém sobe mais um galho, mas está seca, sem vida.

A igreja é figurada pela vinha. As parreiras não aguentam pessoas andando por cima dela. Na igreja, o homem não pode estar por cima, não pode prevalecer. Vale a direção do Espírito Santo.

Diz a bíblia que a figueira brotaria e daria seus frutos. Em 1948 Israel voltou a sua terra. Algo que parecia impossível mas que aprouve ao Senhor cumprir a profecia.

Em breve, a vinha, (igreja) vai partir:(arrebatamento). A figueira, (Israel), seguirá seu plano profético e a figueira brava e o que nelas estiverem serão cortados e lançados no fogo, pois está seca, sem vida e não irá de forma alguma brotar. 

Como Zaqueu, eu quero é descer e estar ao lado de Jesus! 
 

2 comentários:

  1. Muito boa a palavra, manda pro PES, como sugestão de mensagem. Encaixa até mesmo no assunto da hora, que é o sacerdócio universal do crente - Zaqueu, você e eu (até rima) não precisamos de nenhum apoio para ter uma experiência real e direta com o Senhor.

    ResponderExcluir
  2. É triste ver como alguns tem feito do Evangelho algo tão mecanicista...um sistema repleto de cargos e nomeações que ao invéns de organizar a obra do Senhor tem servido como pedra de tropeço aqueles que se dispõe a caminhar com sinceridade e amor!
    Parabéns Weslley.
    Roberta

    ResponderExcluir