segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Tipologia em Abraão

Gn 19, 29


E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão, e tirou a  do meio da destruição, derrubando aquelas cidades em que  habitara.

        A bíblia nos conta a história de Abraão, homem temente que alcançou graça diante do Senhor e que nesta passagem especificamente é uma bela figura profética da pessoa do Senhor Jesus.

        Diz a palavra que Ló, talvez movido pelo atrativo que via, escolhe as campinas para habitar, justamente a terra que posteriormente seria destruída por causa do pecado; Sodoma e Gomorra.

        Por andar com Deus e avisado dos desígnios do Criador em destruir aquela terra, Abraão intercede a Deus para que salvasse a vida de Ló e assim o Senhor atendeu aquela mediação e enviou anjos para que retirassem Ló e sua família do juízo.

        Primeiramente é mister ressaltar que realmente Ló e sua família foram salvos por essa intermediação. Diz a bíblia em alguns capítulos atrás sobre um diálogo de Abraão com Deus, onde o término da conversa foi que se houvesse dez justos em Sodoma e Gomorra Deus não destruiria a terra. Certamente pelos relatos bíblicos, a família de Ló era constituída por muitas pessoas, haja vista ele ter esposa, filhas, genros, mas mesmo assim o juízo veio. Isso é uma prova que Ló foi polpado pela intercessão de Abraão e não porque era justo diante de Deus. Pecado é pecado, não existe grande ou pequeno. Talvez Ló quisesse argumentar com Deus, dizendo-se sobrinho do homem que tinha a promessa de por ele ser feito uma grande nação, mas não adiantaria. Política não funciona com as coisas de Deus, isto porque...

        Porque na verdade, há um único mediador entre Deus e o homem  que é o Senhor Jesus. Abraão é figura de Jesus justamente por isso, intercedeu a Deus e por ele muitos foram preservados do juízo. Da mesma forma, é através de Jesus que nos achegamos diante do Senhor e somos preservados do juízo que já está estabelecido para o mundo. É através do sangue de Jesus que temos os pecados perdoados.

        Mas Abraão era falho e morreu. Jesus não. É perfeito e está vivo. Sua mediação, intercessão, é maravilhosa, isto porque, se fez homem e conhece o que você e eu vivemos. Talvez você possa estar enfermo, saiba que Jesus se enfermou. Talvez você perdeu a alegria do seu coração, ou quem sabe até noites de sonos, porque seu trabalho não foi reconhecido, porque foi traído por um amigo, alguém em quem confiava muito, porque está sendo perseguido. Jesus conhece isso “na carne”. Não foi reconhecido pelo seu próprio povo, foi traído por um de seus mais íntimos amigos, foi perseguido pelos religiosos, só que há uma diferença, a consequência para Jesus é que isso tudo o levou a morte de cruz. Mas Ele ressuscitou e hoje está a destra do Pai, intercedendo por nós, povo de Deus. Glórias a Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário