domingo, 2 de dezembro de 2012

CULTO PELAS AUTORIDADES


O QUE ESCREVI, ESCREVI (JOAO 19:19)

Interessante que os dizeres colocados sobre a cruz de Cristo foram escritos em três línguas: hebraico, latim e grego. Dentro de um questionamento, qual foi a razão de se escrever nestas três ínguas? Paulo em I CO 1:18 menciona que a Palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Então, havia na cruz uma mensagem para os quatro povos que habitavam em Jerusalém. Logo, todos os que ali habitavam podiam ler o escrito e há um detalhe que menciona isso que muitos (não todos) leram (sabiam ler) pois o local onde Jesus foi crucificado era próximo da cidade – logo Jesus não esta muito longe de nós.

Nos escritos, nas diferentes línguas, há uma mensagem maravilhosa: Hebraico: para os judeus relacionado ao evangelho de Mateus. É uma mensagem às pessoas religiosas que gostam de conferir os escritos e quem quiser, Mateus, logo, começa com a genealogia. Segundo o registro de João foram os únicos que leram; Latim – foi a mensagem deixada para os romanos que dominavam politicamente e militarmente a região. Ela se refere ao evangelho de Marcos. Os romanos queriam o domínio das terras, as riquezas e não tinham muito tempo para perder lendo o evangelho mas para os tais o Senhor também deixou uma mensagem na cruz na própria língua deles. O evangelho de Marcos é o mais resumido deles e o mais objetivo. Grego – era a língua falada pelos eruditos, os sábios e para estes também há uma mensagem na cruz. A mesma mensagem para todos: JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS. Logo, achamos o objetivo da mensagem nas três línguas escritas na cruz mas falta ainda a mensagem do evangelho de João. Se são quatro os evangelhos logo falta um povo a ser encaminhado a mensagem de João. Dentre estes três povos já mencionados havia os escravos. Estes não sabiam ler, logo não poderia haver uma mensagem escrita para eles na cruz mas no evangelho de João é o que mais fala do AMOR DO SENHOR pelas nossas vidas e o que mais relata da busca aos desprezados, como a mulher samaritana, o paralitico de Betesda, a mulher adultera, o cego de nascença, a libertação da morte (Lázaro), a escolha (Jo 15:16) e o chamado de alguém que o havia negado, como Pedro. Era disso que os escravos necessitavam e hoje também é isso que nós queremos alguém que tenha a autoridade na Terra e no céu para dizer: seja curado, seja liberto, Lázaro saia para fora – Aleluia.

Mas, no próprio titulo há o desprezo de Pilatos pois na frase há um menosprezo quando se refere a Jesus como de Nazaré – cidade pequena, desprezível. Vemos isso nos dizeres de Natanael: pode vir alguma coisa boa de Nazaré? (Jo 1:46). Pode vir alguma coisa boa da mensagem da cruz? Mas, a visão do mundo é contraditória pois ali na cruz havia alguém que não vinha de Nazaré, mas da Eternidade. Alguém que tinha um titulo maior do que o dado por Pilatos: O filho de Deus. Logo, Jesus era maior do que rei dos judeus. Ele é o Senhor dos Senhores. Neste momento, também cada um de nós temos uma autoridade. A do destino da nossa própria vida: de aceitar Jesus e na humildade entramos nos reino eterno ou agirmos como Pilatos na arrogância e dizer simplesmente: o que escrevi, escrevi. Então, tenha cuidado com as suas responsabilidades pois como os dizeres de Pilatos foram registrados nos cânones eternos dos evangelhos, a nossa decisão também será registrada nos livros eternos, para o bem ou para ...... Um dia veremos a nossa assinatura. Você tem em suas mãos a decisão, toda a autoridade para fazer da sua vida o que bem lhe aprouver. Que o Senhor possa pelo seu Espirito Santo conduzir-lhe que você faça a melhor escolha.

Sugestão: L.V.
Foto: presentepravoce.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário