quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cajado ou Serpente




X





E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara. E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela. Ex 04, 02 e 03

A Bíblia é um livro extremamente interessante que usa figuras para falar com o homem. Olha a gente ali na mão de Moisés...

O homem enquanto está nas mãos do Senhor ele é algo útil. Serve para suporte, direção, cuidar das ovelhas entre outras funções. Serve até para fazer proezas que não são da sua natureza, uma vez que, quando Deus iria operar sempre dizia para Moisés estender o seu cajado e a maravilha acontecia. Jesus disse que seus servos fariam proezas maiores do que as que eles viram durante Seu ministério.

Mas o homem fora das mãos do Senhor...

Lançado na terra, andando por esta vida sem a presença do Senhor torna-se uma serpente. Algo sem serventia para o mundo espiritual, algo perigoso, que fere, que destila veneno.

Agora podemos escolher o que queremos ser, uma benção nas mãos do Senhor ou uma serpente representando a obra do adversário.

5 comentários:

  1. Quando abri teu blog, abri um sorriso também...rs - uma graça essa imagem. Gostei!

    ...e assim tomou Moisés o caminho para uma nova vida, uma vida em comunhão com Deus. Uma vida sob novos rumos, cuja nau estava depositada nas mãos D'Ele - por Ele e para Ele.

    E nós?
    E eu?
    Será que eu obedeço ao pedido de Deus, assim como Moisés fez, quando Ele pediu que lançasse à terra?

    Nesta terra, sem a presença de Jesus, somos filhos órfãos, somos filhos sem herança, herança sem herdeiros. Somos criaturas! Ai de mim! Ai de nós sem Ele - sem Ele somos nada. Mas afinal, Cristo propõe o caminho, dentro dos seus desígnios para viver sua Glória.

    Basta atitude!

    Paz e bem,
    Obrigado... tenho aprendido tanto aqui. Que tudo seja para a honra e glória do Senhor - e nisso creio, amém?

    Amém! :))

    ResponderExcluir
  2. Jhane;

    Muito bom seu comentário. A primeira coisa que o homem precisa para se achegar a Deus é reconhecer sua condição de necessitado, falho.

    Fico feliz de você dizer que está aprendendo aqui. Confesso também que estou aprendendo muito. Tem comentários, assim como o seu, que nos edifica e ensina.

    Forte abraço e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. PERDOE-ME O COMENTARIO MAS TALVEZ O REDATOR DA MENSAGEM ESTEJA APLICANDO ALGO CORRETO (?) MAS SEM A DEVIDA BASE BIBLICA. OUTRA COISA, AS VEZES DISCRIMINAMOS AS PESSOAS. NESTE TEXTO HA ALGO ASSIM: OU VOCE ESTA NAS MAOS DE DEUS OU DO MALIGNO.

    DIANTE DISSO GOSTARIA DE FAZER ALGUMAS PERGUNTAS, MAS VAI SÓ ESTA:
    QUEM DEU ORDEM PARA QUE A VARA FOSSE LANÇADA NA TERRA?
    LOGO, SUGIRO QUE VENHAMOS TER CUIDADO COM A BASE BÍBLICA.

    ResponderExcluir
  4. Lani;

    Primeiramente obrigado pelo comentário. Ás vezes, cercado de comentários elogiosos, nos limitamos e deixamos de alcançar revelações ainda mais profundas que o Senhor nos quer conceder. Assim, críticas também são sempre bem vindas.

    Vou responder o seu comentário em duas partes assim como o sr. o fez. Primeiramente, não se trata de uma discriminação ao deixar um entendimento de que: ou o homem está nas mãos do Senhor ou nas mãos do maligno. Amigo, perante a Palavra, só existe essas duas possibilidades. Não temos um terceiro caminho ainda que para muitos, não seja uma verdade boa de ser ouvida. Realmente, ou o homem está com o Senhor ou está sem o Senhor. Penso que discriminação seria eu dizer que está com o Senhor é quem está na denominação "A" ou "B", enfim, o que não foi o caso. Amém?

    Por fim, quanto a questão da figura utilizada, realmente foi o próprio Deus quem mandou Moisés jogar a vara no chão; o mesmo Deus quem disse a Moisés que pegasse ela novamente e que mantivesse na sua mão. Se sempre olharmos para o contexto total da história, nunca poderíamos achar uma figura de Jesus, afinal de contas, nunca e houve e nem haverá ninguém perfeito como Ele, logo, comparações neste sentido seriam impossíveis. Como dizer que Davi pode ser uma figura de Jesus se ele matou um homem para ficar com sua esposa. Como dizer que Salomão pode ser uma figura do Espírito Santo se ele se entregou a várias mulheres e concubinas, fora a idolatria. Por isso, mormente, sempre usamos a expressão: "Naquilo que não errou, o personagem é uma figura ..."

    Espero ter esclarecido. Forte abraço

    ResponderExcluir
  5. A diferença entre cajado e serpente é somente estarmos nas mãos do Senhor, Ele somente mostrou a Moíses o que aconteceria se lançasse o cajado no chão, mostrando para nós o que se torna o homem fora do seu projeto. Interessante é que o grande objetivo era tirar o povo do Egito.Um simples instrumento aparentemente simples assim somos nós e Ele nos segura com sua mão para nos usar para a realização da sua grande obra. Que o Senhor nos abençoe

    ResponderExcluir