sexta-feira, 8 de março de 2013

A lepra



... na sua cabeça tem a praga. Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo. Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial. Levítico 13:44-46

O capítulo de 13 de Levítico narra sobre a lepra, suas consequências, rituais de declaração e purificação, entre outras providencias. A lepra era considerado o símbolo do pecado. Alguns homens ficaram leprosos nas histórias bíblicas após pecarem contra o Senhor.

Partindo desta verdade podemos ver no texto em destaque uma grande lição para nós. Durante todo o capítulo, ao verificar um caso de lepra, dizia o sacerdote: imundo está. Mas agora, ao verificar que a lepra estava na cabeça, o sacerdote clamaria: Imundo, imundo.

Nossa natureza pecaminosa nos leva a pecar. Pecamos por pensamentos, atos, palavras e até por omissão. Pecamos sem querer e muitas vezes sem saber que estamos pecando. Mas uma coisa é certa, o pecado na vida do crente é um acidente. Não é algo premeditado, querido, buscado por aqueles que andam no caminho da santificação.

Mas há vidas em que o pecado já subiu a cabeça. Conseguiu um lugarzinho específico na mente. Fez morada ali. Certa vez assisti uma palestra com um especialista. Perguntaram a ele se o crack era a droga mais viciante. Respondeu tal homem: “Não, a droga mais viciante é a pornografia!”. Certo pastor fez uma interessante comparação. Disse que se somos fechados no trânsito, por um momento ficamos muito nervosos. Mas a motorista (pode ser “o” também...srrsrs) vai embora e no outro dia já esquecemos do ocorrido. Muitas vezes uma palavra mais dura dita por alguém da igreja fica remoendo muitos dias dentro da nossa cabeça. Cultivando a desavença, o rancor. Exemplos de quem “guarda” lepra.

Nesta última hora o ataque do adversário é sobre a mente. Qual a consequência disso? O sacerdote há de declarar imundo, imundo, ou seja, duas vezes imundo pois aceitou a morada do pecado. Temos que lutar contra esta lepra. Ela contamina as vestes da salvação e se não for combatida levará o homem a morar fora do arraial de Deus (eternidade).

O Sumo Sacerdote Jesus mostrou que veio para curar a lepra. Curou dez de uma vez só. Quer curar o homem, tirar a lepra da cabeça. Quer lavar os vestidos e renovar a salvação. 


2 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR JESUS AMADO IRMÃO

    Que postagem maravilhosa,


    O SENHOR CUROU DEZ LEPROSOS, UM VOLTOU SÓ ELE RECEBEU A SALVAÇÃO, VAI EM PAZ A TUA FÉ DE SALVOU.

    http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
    Lucas 17:18

    É meu irmão, só voltou um, provando que evangelho nem sempre é sinônimo de multidão. Mais do que isso, o que voltou era estrangeiro. Figura nossa, os gentílicos receberam a benção, enquanto os judeus a desprezaram.

    Obrigado pelos comentários...

    ResponderExcluir