segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Carros e Cavalos de FOGO



Acordar com a cidade cercada, certamente fez com que o moço pensasse que ainda estava a dormir e tudo não passava de um grande pesadelo. Não, não era. Antes o exército Sírio queria atacar uma nação (Israel), agora, cercara dois homens; um profeta e um moço medroso. (Texto: II Reis, cap 06).

Eliseu então utiliza-se da única arma que estava à sua disposição e a única que conhecia: a oração. O profeta ora para que o moço mudasse sua confiança. “uns confiam em carros e cavalos” Sl 20:07a. O moço de Eliseu confiava em carros e cavalos, o único problema é que este aparato estava do lado de lá, e não do lado de cá.

Ao ter seus olhos abertos, o moço continua vendo carros e cavalos, mas agora “de FOGO”. Percebeu naquele momento que o restante do salmo (ainda que desconhecido a ele) era (e é) solução aos servos “mas nós faremos menção do nome do Senhor”. Sl 20:07b.

Com o moço de Eliseu sabendo da última experiência de Elias, sua compreensão foi além...

Carros e cavalos são sinônimos de poder e força neste mundo. Mas ficam aqui, andam e cavalgam nesta terra e dela nunca passarão. Quando um carro de fogo apareceu registrado na Palavra, este separou o profeta que seria levado para o céu.

Naquele dia o moço viu que há Carros e Cavalos de fogo que pelejam por nós, que estão a nossa disposição, não somente para as coisas desta vida, mas que existe uma Operação Maravilhosa de Deus para nos levar a eternidade. Aleluia!

33 comentários:

  1. esse texto me faz pensar que há duas formas de olhar pra adversidade, como um menino( olhar e sentir medo e vontade de recuar), ou como um homem de Deus (olhar o para o invisível e ficar firme).

    ResponderExcluir
  2. claudio duarte....mt boa essa msg dele!!!

    ResponderExcluir
  3. É sim, até pensei em fazer este comentário na mensagem, mas aí ia virar plágio. kkk

    abs

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa mensagem para o momento em que estamos vivendo dentro e fora da Igreja. O que me chamou atenção nessa mensagem é a posição de Eliseu, que tipifica a igreja fiel desta última hora. Aonde não está sendo surpreendida com as adversidades desta vida, mas se mantem vigilante e em oração para surpreender o adversário. E, com isso, trazer uma palavra de consolo aqueles que estão angustiados; desesperados e inseguros nesta caminhada.

    Saudações em Cristo Jesus

    Marcos L. Coutinho

    ResponderExcluir
  5. Amém irmão.

    Grande verdade. Eliseu deve ser um exemplo, naquilo que não errou, para os servos de hoje.

    abs

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite
    A paz do nosso Senhor Jesus Cristo, a todos.
    Essa mensagem nos faz refletir também, em quantos veus cobrem nossos olhos, impedindo visão da Gloria do Reino de Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu caro, hoje tem muita coisa que vemos que faz com que deixemos de ver a glória de Deus. É importante nos santificarmos mais e mais, orarmos e clamarmos pela glória do Senhor.

      abs

      Excluir
    2. Se é plágio, o Pregador prega sem inspiração divina, pois a pregação está "humanizada".


      Mas se a pregação é inspirada pelo Espírito de Deus, que façam comentários repetidos por outros, pois é para Glória de Deus.

      Excluir
    3. Uilton;

      A questão do plágio é mera brincadeira. Isso porque o blog se objetiva a trazer uma nova visão sobre o texto e não escrever algo já "batido". Mas numa mensagem na igreja, as vezes o que precisa ser dito, é o "batido", pois no fim das contas, a ação é do Espírito Santo.

      Excluir
  7. Olá! Meus irmãos. Vale a pena lembrar que Toda as Escrituras é Inspirada pelo Bendito Espírito Santo, portanto a mensagem escrita pelos Santos do AT e NT não podem ser alteradas em seu significado, fazendo isto, estamos ou aumentando ou sonegando algo da Bendita Palavra.
    Tendo em vista isso, é correto salientar que devemos ter muito cuidado para não incorremos nos erros, que geralmente muitos cometem de deixar sua própria imaginação criar NOVOS sentidos ou significados para os textos bíblicos. Temos que saber ler a Bíblia como muito cuidado, todas as palavras e histórias contém seu próprio ensinamento, conteúdo e aplicação. Devemos perguntar-nos quando lemos algum texto: Foi esse o intuito do autor ao escrever isso? O contexto me possibilita essa conclusão? A bíblia toda trás respaldo para meu pensamento? enfim... Cuidemos para não usarmos nossa inteligencia e imaginação com o fim de USARMOS a Bíblia em vez de INTERPRETARMO-LA de forma correta.

    Graça e Paz! Mano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem...

      É muito importante ir "além da letra" e não ficarmos preso ao legalismo, afinal de contas, para interpretar de forma somente hermenêutica a Bíblia, não há necessidade da presença do Espírito, somente um bom curso de teologia.

      Um texto que traz duas mensagens principais: a primeira de que nossa confiança deve estar no Senhor e não nos recursos humanos e a segunda que a operação de Deus visa a salvação do homem, tem uma boa possibilidade estar condizente com a Palavra.

      abs

      Excluir
    2. Concordo, meu amigo, quando você diz que o texto pode ser APLICADO de várias formas, conforme está no segundo parágrafo do seu comentário. Todavia interpretar a Bíblia de forma hermenêutica NEM SEMPRE é interpretá-la sem o Espírito, isto pode ser verdade para muitas seitas, que além de negligenciarem o Espírito, não sabem ler apropriadamente os textos, fazendo uma INTERPRETAÇÃO completamente errada dos textos.
      O que trás erros não é a hermenêutica, MAS uma hermenêutica RUIM, PÉSSIMA, AQUELAS QUE VEM COM PREMISSAS FILOSÓFICAS A PRIORI.
      Por isso devemos ter muito cuidado, aqueles que desprezam a lógica, a razão, e a espiritualidade da bíblia ou suprime ou superestima uma dessas coisa é que são os responsáveis por toda sorte de heresias. Podemos comprovar isso apenas com uma olhada na história da Igreja.

      Graça e Paz! Mano.

      Excluir
  8. APDSJ, Boa esta palavra, que Deus continue abençoando sua vida grandimente.

    Fraternalmente,

    Wallace Oliveira Cruz


    www.facebook.com/falecomwallace

    http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oh meu nobre

    quanto tempo hein? Que Deus nos abençoe nesta nossa jornada.

    abs

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite
    Filhos de Deus, em Cristo Jesus
    Discussões vãs, não nos levam a nada, só nos mostram, que o fim dos tempos esta chegando, o amor esta se esfriando, e estamos dando terreno ao inimigo, utilizando da palavra para gerar separação dentro da própria igreja.
    Pense nisso, Graça e Paz a todos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, gostaria de explicar minha posição, por favor, não me entenda mal.

      Primeiro, se meu amado irmão ler meu comentário acima perceberás que não estou fazendo ' DISCUSSÕES VÃS", Nem muito menos escrevendo coisas que " NÃO NOS LEVA A NADA". Eu estava falando da importância de INTERPRETAR A BÍBLIA CORRETAMENTE. Isso é desnecessário? Aprender a ler a Bíblia de forma apropriada é UMA DISCUSSÃO VÃ ? Com todo respeito, meu amigo, é óbvio que não!

      Segundo, Concordo com você plenamente que EXISTEM MUITAS DISCUSSÕES VÃS, que realmente não nos trazem nada de bom e nem nos edifica em nada, dessas eu corro as presas, dessas eu não me orgulho, eu peço a Deus que me livre, essas discussões são pecaminosas e só trazem prejuízos... enfim, concordo com você que esse tipo é de discussão é desprezível.

      Todavia, meu caro, não podemos cair no erro de imaginar que toda discussão é assim, que toda controvérsia não edifica.

      Você sabia que já no I Sec. Ouve um homem que começou a reescrever a Bíblia como queria, alegando ser Profeta, que interpretava a bíblia como bem queria?
      Você sabia que até o Sec. IV a igreja não tinham a noção da DIVINDADE de CRISTO, eles achavam que Cristo havia sido criado por Deus( daí surgem os arianos, hoje: testemunhas de Jeová)?
      Você sabia que neste mesmo período não se tinnha nenhuma noção de trindade, que o Espirito Santo não era considerado Deus?
      E você sabe por que hoje você tem uma visão razoável da Bíblia? Simplesmente porque muitos homens santos não permitiram que a bíblia fosse levada a descrédito, e eles sofreram muito, estudaram,alguns foram mortos pelo que defendiam.. Foi através de MUITA CONTROVÉRSIA que hoje temos UM FUNDAMENTO DOUTRINÁRIO CONFORME A BÍBLIA.

      Poderia escrever um pouco mais sobre como uma CONTROVÉRSIA SANTA nos ajudou na formação do Canon Sagrado. Você já estudou essa historia?

      Logo meu irmão, não fomos chamados para uma fé cega, ilógica e até mesmo beirando o irracional, é tanto que a ênfase de Cristo sobre si mesmo é: EU SOU A VERDADE.

      Espero que você entenda que não estou sendo controverso por vaidade, mas estou fazendo o que o majestoso texto Sagrado me pede: 2 tm 2.15 " ... maneje bem..." as santas Escrituras.

      Graça e Paz!

      Excluir
  11. É caro Luciano;

    Discussões vãs não levam a nada. Mas com o Filipe não chega a ser discussão...rssr...ele é quase de casa....kkk...e já me acostumei a seus pontos de vista controversos...

    Mas já avisei a ele que o pessoal do blog está meio assustado com ele....rssrrs

    abs

    ResponderExcluir
  12. Meu caro irmão, sinto-me muito lisonjeado por suas palavras, gostaria de agradece-lo por sua posição quanto a tudo isso. Você sabe melhor que ninguém que minha posição acima não se trata apenas de levantar controvérsias, acredito que você percebeu que eu não sou do tipo que ama controvérsias, mas espero e peço que o Senhor nos conceda mais oportunidades para conversarmos e a medida que que conversarmos você perceberá que o que falo não se trata apenas de pontos controversos. Graça e Paz! Mano..

    ResponderExcluir
  13. Filipe;

    Sem stress. rssr.

    Concordo que não há controversas. Em breve você vai entender meu ponto de vista....kkkkkk

    abs

    ResponderExcluir
  14. Boa noite
    Vamos refletir!!!
    Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.
    2 Coríntios 3:6

    Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
    Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
    Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
    Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
    Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

    1 Coríntios 1:19-23

    A paz do Senhor a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão, se você tivesse realmente entendido o que eu expus acima, com certeza não teria citado um versículo bíblico que está completamente contra você na sua argumentação( aliás dois). Faço a mesma pergunta, Paulo quis dizer exatamente isso que você entendeu? Não! Absolutamente que não.

      Vou usar uma lógica bem simples, se Paulo disse que a letra mata( no sentido que você entende), então a partir de hoje não vamos ler mais nossas bíblias, elas são compostas de LETRAS! Se Paulo quis dizer o que você entendeu, então porque ele se dedicou tanto a Escrever Cartas para as Igrejas, e por que o Espírito Santo junto com a bendita Trindade as deixou registradas para nós. Ora, Toda a Escritura é Inspirada! 2 Tm 3.16.

      O contexto desse versículo fala da letra da lei, isto é, dos mandamentos e preceitos que os JUDEUS ACHAVAM QUE SE SALVARIAM ATRAVÉS DELES. Quando Paulo diz que a letra mata ele está dizendo que tudo aquilo que os judeus se confiavam para Salvação(Preceitos, leis,estatutos,normas e ect.)Tudo isso apenas servia para mostrar que todo homem é pecador, transgressor da Lei de Deus(Cf. Rm.3.30).

      O segundo Versículo que você citou também está inserido num contexto judaico, se você percebeu é o mesmo destinatário( a igreja de corinto). Os Judeus se orgulhavam por serem os portadores da Palavra de Deus(Cf Rm 2.). Achavam que podiam se salvar por seus STATUS, e é isso que Paulo reprova nesse segundo verso que você citou.

      Se sábios não fossem digno de Crédito para o agir de Deus, você teria que se tornar um, por que não poderia ler os originas da bíblia em hebraico e Grego sem saber de nada.

      Quando citamos versículos desse tipo com definições que não corresponde ao contexto entramos em uma confusão só. Quer vê:

      Quem traduziu a Bíblia para o português, um leigo?
      E Deus não destruiu a Sabedoria dos sábios? Deus não tornou louca a sabedoria dos Instruídos?
      E que loucura há na parábola do bom samaritano, no Sermão do monte, resumindo, na Bíblia toda?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  15. Cheguei meio tarde aqui pra comentar mas cheguei, achei engraçado como isso gerou tantos comentários, não vou entrar neles para não alongar falatórios ou pontos de vista.
    Veja o pensamento do rei da Síria, vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. 2 Reis 6:13.
    É muito interessante essa aplicação como experiencia para o moço, porquê Eliseu já estava vendo, e esse moço realmente tipifica nossas próprias vidas.
    Muitos não acreditam em Deus, não acreditam que há uma guerra espiritual travada esses são como o jovem no seu primeiro estágio, ainda dormem.
    Outros estão no segundo estágio, acordaram pra vida espiritual viram a dificuldade e como todo homem temeu, alguns aqui desistem, procuram um outro recurso para sair daquela situação, em meu ponto de vista o jovem ainda foi sábio, apesar de temer a situação em que ele estava não confiou em ninguém e não procurou outra saída, ele sabia onde ir, ele vai ao profeta e diz o que faremos? A palavra de Deus para todo aquele que descobre a guerra é essa, Não temas, mais são os que estão conosco, mas Deus não dá experiencia pela metade a ninguém, Deus realiza a obra completa, ele só não fala como também mostra, agora o jovem já não só confia como também vê.
    Após a experiencia do moço vem a vitória, quando o inimigo que veio a roubar,matar e destruir, fica cego.
    Deus esconde a todos quanto ama do olhar do adversário, o salmista diz: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Salmos 91:1
    Quando o exercito do rei da Síria olhou para o moço eles ficaram cegos, Eliseu orou é nessa hora que luz de Deus brilha em favor do servo, no momento em que ele ora, eu não sou físico, mas o que se sabe é que a sombra se faz ao lado oposto da luz, e nós estamos escondidos a sombra do onipotente, e o que se sabe é que quando se olha para uma luz muito forte você não vê nada, foi o que aconteceu com Paulo.
    Ainda hoje todo aquele que quiser ter a experiencia do jovem pode, ainda há tempo, e nós continuaremos lutando as nossas batalhas e pregando esse Deus que nos abriu o olhos, sabendo que maior é o que está conosco, ainda que muitas vezes não vendo, sabemos que ao orar Deus opera.
    Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre irmão Marcelo, muito bom comentário, que Deus te abençoe cada vez mais.

      Excluir
    2. Amém e igualmente que Deus também te abençoe.

      Excluir
  16. Rapaz, os comentários estão cada vez maiores. Daqui a pouco a postagem vai virar comentário e o comentário vai virar postagem. rsrs

    abs

    ResponderExcluir
  17. Nesta tenho pouco para costumo ouvir muitos falarem:
    - Hoje foi um dia pelo qual não deveria ter acordado. ou seja preferem continuar dormindo.É difícil ouvir comentários assim e ficar calado.
    Mas ultimamente tem sido gratificante dizer vale a pena você acordar enquanto a tempo, porque o tempo passa e você fica. O SENHOR está as portas e assim como buscou Elias ele praticamente está nas nuvens pra nos buscar.
    E voltam a nos perguntar:
    - Como? E aproveitamos o momento ainda sim que deixemos somente uma palavra de esperanço.
    apdsj

    ResponderExcluir
  18. É meu nobre;

    Em novembro estou indo aí em Viçosa.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom irmão nos avize a data para esperarmos por você.

      Excluir
  19. Ok. Está para ser dia 15/11, mas estou dependendo da patroa...rsrssr

    apdS

    ResponderExcluir
  20. Chique. Continue sendo instrumento de Deus para escrever né transmitir sua mensagem.

    ResponderExcluir