segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Considerações sobre o texto da mulher pega em adultério.

Jo cap 08, vs 01 a 11.

Vs 01. Jesus desce do monte. Ainda que o versículo pareça fora de contexto com a história principal, o texto mostra que Jesus estava em um lugar que frequentava para orar. Verdade nº 01. Não existe vida espiritual sem oração.

Vs 02. Jesus vai ser “provado” dentro do templo. A pergunta dos religiosos se era para apedrejarem a mulher, não visava saber qual era a resposta que mais agradaria a Deus, mas simplesmente provar e testar Jesus. Muitas das nossas provas passamos dentro da própria igreja, provados por aqueles que menos esperávamos.

Vs 05. Jesus disse que veio cumprir a lei e não derrogá-la. E isso se cumpriu. A lei dizia que quem fosse pego em adultério deveria ser apedrejado e morto. Jesus é a pedra de esquina, rejeitada pelos edificadores (mas aceita pela igreja fiel). Aquela mulher teve o encontro com a Pedra e morreu. Morreu para uma velha vida de pecado e nasceu para uma nova vida em Cristo Jesus.

Vs 06. Jesus escreve com seu dedo na terra. Junte terra mais água e você tem barro. Deus soprou o fôlego da vida no barro e se fez o homem. Para deixar orientações a sua criatura, Deus escreveu com seu dedo nas pedras. A lei não foi suficiente. Então, Deus se fez homem e Jesus veio para escrever na terra do coração do homem uma nova lei, uma nova aliança. Jesus escreveu nos nossos corações a Sua Palavra que salva, liberta.

Vs 10. A acusação que estava sobre a mulher (acusação de morte), foi levada por Jesus, que tempos depois, morreria por esta própria mulher, por mim e por você. Por isso a pergunta do Mestre, “Onde estão os teus acusadores?”. Não havia e não há acusação para aqueles que entregaram sua vida para Jesus.

Vs 11. Aquela mulher foi salva de ser apedrejada. Estevão não teve a mesma “sorte”. Seria Deus injusto? Não!
O mais importante do texto não é o livramento da morte física, mesmo porque, tempos depois, aquela mesma mulher morreria de qualquer outra causa. A parte mais importante é o “vá e não peques mais”. Ali está a demonstração da força do evangelho, capaz de livrar o homem da morte espiritual, de mudar, de transformar, de dar as pessoas uma nova forma de vida.

Por fim, eu queria saber: porque não trouxeram o homem que estava junto com a mulher apanhada em adultério?

Será que a polícia de captura religiosa é tão eficiente quanto à nossa? Deixou fugir o homem. Será que a religião legalista judaica arrumou um jeitinho brasileiro para deixar o homem fugir para outro país e não se submeter à lei?

A religião judaica fez aquele dia algo certo e errado. Fez errado ao deixar, por motivos de corporativismo, políticos ou qualquer outro que seja, um pecador ir embora achando que estava “na vantagem” pois conseguiu esconder mais um pecado. Pode até ter escondido da sociedade, mas não se pode esconder nada nem ninguém de Deus. Mas fizeram algo certo. Pegaram uma pecadora e trouxeram a Jesus. Sabemos que não era essa a intenção, mas de qualquer forma, trouxeram Àquele que podia livrar a mulher do pecado. A mulher que estava presa saiu liberta, o homem que foi liberto, continuou preso ao pecado.

4 comentários:

  1. Interessante que quando vieram os acusadores Jesus se abaixou, ele só se levantou novamente para dar a palavra de livramento a ela e depois novamente para perguntar onde estavam os acusadores, Jesus não se levanta em favor de acusadores ou do acusador, a palavra em algumas passagens o identifica como advogado, na nossa vida também foi assim, ele veio ao mundo foi levantado a uma cruz para que houvesse a redenção dos pecados, se abaixou novamente quando vence a morte e trás com ele as chaves da vida, se levantou e está a direita do Pai, e ainda aguarda o momento de fazer a mesma pergunta ao homem, onde estão os teus acusadores? o que acusa o homem é o pecado, que uma vez concebido produz a morte, haja visto que Adão teve que se esconder de Deus por haver pecado, o pecado de Caim testemunhava contra ele, Deus disse a voz do sangue do teu irmao clama a mim desde a terra, Jesus deu ao homem a condição de se libertar do pecado, alguns aceitam a libertação e outros não, mas todo homem um dia terá de responder essa pergunta. Onde está o teu pecado?

    ResponderExcluir
  2. Se os comentários começarem a subir de nível, terei que começar a publicar os comentários e deixar a postagem como comentário. rs

    ResponderExcluir
  3. Depois desta conversa entre Weslley e Marcelo o que me basta é dizer que mais uma vez foi alcansada uma bela revelação e houve ação do ES de DEUS até nos comentários. abs

    ResponderExcluir
  4. Agora é a vez de vocês pagarem a dívida hein...

    quando vão vir?

    abs

    ResponderExcluir