terça-feira, 22 de julho de 2014

O segredo de Jabez

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido...! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 1 Crônicas 4:9-10

Em meio à genealogia de Judá, destacam-se dois versículos sobre a vida de Jabez. São poucas palavras mas muito a nos dizer sobre a vida deste homem.

Antigamente, o nome significava muito. Não à toa, Abrão e Jacó tiveram seus nomes mudados por Deus.

Jabez tinha motivos para querer mudar de nome. Jabez significa dor, sofrimento.

Contudo, em que pese ter nascido sobre uma influência tão ruim, com motivos para ficar desgostoso com sua mãe que lhe colocou um nome tão feio, Jabez ao invés de alterar seu nome e mostrar somente uma mudança exterior, resolve mudar seu interior. Diz a Bíblia que ele se volta a Deus e começa a orar. São tantas suas petições, que em algumas versões Bíblicas existe uma reticência para mostrar sua oração dirigida a Deus. Resultado: O Senhor respondeu seu clamor.

Eu e você hoje podemos fazer o mesmo. Crescermos revoltados, guardando rancores pelas mazelas ou falta de sorte da vida para conosco. Podemos ainda, simplesmente trocar a aparência. Mudar de religião. Dizer expressões da boca pra fora como “Misericórdia, Sangue de Jesus tem poder, Oh glória”, entre outras. 

A verdade mesmo é que podemos fazer como Jabez. Nos voltarmos a Deus e clamarmos para que Ele possa mudar nossa realidade. Este é o grande segredo daqueles que aprenderam a esperar num Deus que pode todas as coisas.

4 comentários:

  1. Queremos MUDAR tantas coisas...
    Vemos o MUNDO tão EXTERIORMENTE... Que esquecemos que o MELHOR vem de DENTRO.
    MUDAR de NOME... Pra quê?,,,
    Se o que Corre DENTRO de NÓS... É o SANGUE...
    E é só este SANGUE que pode nos IDENTIFICAR com o Verdadeiro NOME.
    SERVOS...

    Muito bom...
    Um abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  2. Amiga;

    Seus comentários além de inteligentes, soam como poesia.

    Abs

    ResponderExcluir