segunda-feira, 30 de julho de 2018

Troque o Eu por Nós.


Ne 04, 13b ... e pus ao povo pelas suas famílias com as suas espadas, com as suas lanças, e com os seus arcos.

Às vezes um dos cônjuges é melhor administrador que o outro, logo, tomará frente face aos negócios da família. Talvez, em outro lar, os dois dividam a mesma conta bancária. Outros, ainda, cada um tem sua parcela de responsabilidade financeira separada. Não importa.

Importa que ambos tenham a consciência que aquilo que conseguiram foram juntos, em família. Nada mais triste do que ver casais se despedaçando enquanto um deles tenta desesperadamente dizer que foi o responsável pela compra da casa, do carro...

Não existe instituição mais atacada hoje do que a família. Querem mudar seus conceitos, seus valores. Casamentos deixaram de ser perenes, duradouros, pra ter prazo de validade, na ideia derrotada que "se der errado eu separo" (primeiro passo para o fracasso). Namoros que atropelam seus limites. Pais que não tem tempo para orar, abraçar seus filhos. Filhos educados pela rua.

A reconstrução dos muros de Jerusalém, citada no texto por Neemias, deveria ser em família. Ao ficar pronto, todos podiam dizer "essa parte do muro foi minha família quem fez". Esposas ajudando maridos. Filhos ajudando os pais ou quando pequenos demais para trabalhar, brincavam próximos, vendo os pais unidos.

Aliás, diga-se de passagem, inveja e desejos alheios são frutos de muros baixos. Aí dá tempo pra ficar olhando o jardim, a esposa, o emprego alheios e esquece de viver em contentamento com o que Deus lhe deu.

Meu amigo, há tempo. Que tal começar hoje a construir os muros de proteção e limites da sua família, trocando o eu - fiz - pelo nós - fizemos? Sua família te espera!

16 comentários:

  1. Muito bom é oportuno, meu amigo.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão. Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, infelizmente é a realidade, famílias completamente em desarmonia, perdeu -se s essência da família por diversos motivos, que não seria razoável comentar.Mas JESUS disse -nos: o ladrão veio para roubar, matar e destruir, mas vim para que tenham vida e vida em abundância.

    ResponderExcluir
  4. "Nenhum sucesso no mundo compensa o fracasso no lar.".... alguns pais pensam que trabalhando estao dando tudo para seus filhos: escola particular, cursinho, aula de música, video game e etc... sustentar uma família não é o mesmo que construir

    ResponderExcluir
  5. *ESSA PARTE DO MURO...EU FIZ!*
    Frase mais linda de escrever, se dizer, e ouvir...
    JUNTOS...Sempre! FAMÍLIA é o bem maior na terra.
    Amigo, comentei tanto aqui no seu Blog, mas nada ia, não publicava...Meses, Ano... Só hoje consegui resolver o problema. Nem em meu Blog, eu conseguia comentar.
    Um abraço, na Paz do nosso Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Belíssima reflexão, realmente o que vemos no cenário atual ai no mundo são de casamentos sendo destruídos, principalmente por não estarem na presença do Senhor e acabam esquecendo o verdadeiro significado da família!!!

    ResponderExcluir
  7. Tem muita gente na "presença" do Senhor, mas poucos cuidando de cumprir sua vontade e seus mandamentos.

    ResponderExcluir