terça-feira, 8 de agosto de 2023

Com grandes poderes, grandes responsabilidades!

Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu. 1 Samuel 3:13

 

A ordenação ao Ministério ou mesmo a qualquer outra função na casa do Senhor traz uma grande responsabilidade intrínseca: a mordomia. Não que ela já não exista com o simples fôlego da vida, sim, existe, mas agora, “... a quem muito é dado muito será cobrado...”. Está confuso? Calma, você já vai entender.

 

Ao contrário do significado conhecido popularmente (folga), mordomia é zelar, cuidar daquilo que não é seu e lógico, prestar contas disso.

 

O grande problema de ser alçado à "importantes funções" é a máxima do Spider Man: “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. É necessário ter coragem pra fazer o que precisa ser feito, tomar decisões difíceis, algumas, inclusive, pouco populares.

 

São nessas omissões que se multiplicam escândalos diários dentro do mundo religioso sem que providências cabíveis sejam tomadas. Ovelhas recebem cajadadas deixando um rastro de sangue, ficando à mercê dos lobos debaixo dos olhos daqueles que estão mais preocupados com seus cargos ou manter seu clubismo.

 

Creio que muitos leitores, um pouco mais antigos na fé, devem puxar algum caso à memória.

 

Voltemos ao texto. Eli era sacerdote e julgou Israel por muito tempo, porém, diante dos pecados dos seus filhos, negligenciou em tomar providências contra sua prole. O resultado foi a profecia descrita no texto base.

 

Os “Elis” de hoje que permitem casos de pedofilia, adultério, entre os mais diversos maus tratos com as ovelhas é que envergonham o evangelho. Deus um dia tratou com os filhos de Eli por seus erros e imoralidades. Tratou com o sacerdote também. Sua “unção” não o poupou do juízo de suas prevaricações.

 

E a nós? Faremos justiça com as próprias mãos? Não, primeiramente daremos conta da nossa mordomia e não da mordomia do vizinho. Segundo que não nos deixaremos escandalizar, pois nosso Senhor já nos dissera que seria assim. Terceiro que nos manteremos vigilantes em oração, a espera do Guarda de Israel, da ação Daquele que não dorme (Sl 121, 04).

7 comentários:

  1. Amém, Deus seja louvado. Gloriosa essa palavra. Poucos têm a coragem de falar desse assunto. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Deus continuem te dando sabedoria pra anunciar o evangelho da salvação.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, atualíssimo, porém, pouco levado à baila!
    Mordomia a mim não ao próximo é a máxima. Mas como no texto dito, a mordomia é individualmente e perante Deus!
    A quem muito é dado, muito será cobrado!
    Parabéns pelo reflexivo texto.

    ResponderExcluir
  3. A omissão humana não está nos planos Divino...
    Cumpra com seu Dever.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso serve para o trabalho, para as funções na igreja, na sociedade. Enfim, é uma máxima para a vida.

      Excluir
  4. Obrigado. É o que você disse, cada um dará conta de si a Deus.

    ResponderExcluir