sexta-feira, 4 de agosto de 2023

O que a ovelha espera

 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Salmos 23:2

 

Certa vez eu conversava com uma pessoa e dizia a ela que a manutenção da ovelha na igreja bem como o crescimento do rebanho estava muito ligado a permanência em “verdes pastos” e uma guia mansa à “águas tranquilas”. Neste sentido, cercar o aprisco de arame farpado não segura ovelha ou quando mantém, cria-se ovelhas em condições de estresse. Sob tais condições elas não reproduzem, o rebanho envelhece, ...

 

Se a pregação voltada a prosperidades desta vida, um evangelho fácil, enriquecedor, não tem base bíblica, o seu contrário também é verdadeiro. Esbravejar, gritar, trovejar ameaças do tipo: “se sair vai morrer”, “por isso nada dá certo”, “se não vier no culto X, se não fizer Y, ...”, “é por isso que está com problemas na família...”, não parece ser um caminho promissor.

 

Oras, a lei da semeadura não foi revogada. Evidente que trilhar um caminho sem Deus pode tornar as coisas mais difíceis. Longe do conselho do Pai, da oração do corpo, é mais fácil tropeçar.

 

Porém, quando o filho pródigo dá o pai por morto e pede sua herança, a bíblia não narra um pai que ameaça o filho, dizendo que ele morreria, que ficaria doente ou coisas parecidas. Na verdade, essa conversa até poderia ter acontecido em algum momento da lida na fazenda e durante o processo de educação do jovem, mas veja, será que um Pai amoroso viveria de castigar mentalmente seu filho ameaçando-lhe diariamente? Não parece ser essa a hipótese.

 

Todas os males advindos na vida do pródigo vieram de suas próprias escolhas. Semeou, colheu. E não de um Deus mau, vingativo.

 

Se for para olhar Deus sob essa ótica, é difícil pregar que a justiça Dele se manifestará com nossas lágrimas sendo enxugadas na eternidade. Pior, ainda, seria explicar como pessoas ruins tem saúde, dinheiro, uma boa família, etc.

 

O pastoreio da ovelha deve levá-la ao descanso do aprisco divino. Sim, com avisos dos riscos dos lobos que as cercam, mas sobretudo, com pastagem verde, com águas tranquilas e um guiar manso.

13 comentários:

  1. Glórias a Deus. Linda reflexão.

    ResponderExcluir
  2. A Igreja não é o tribunal,deveria sim, ser um preparo para estar no tribunal, tendo os "pastoreadores" como orientadores.
    Temos ainda a Cristo como advogado e se a ovelha for bem direcionada ao pasto verdejante(Palavra) e às águas tranquilas( na condução do Espírito Santo), estará digna qdo diante do Justo Juiz.
    PS. Só acho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, vez ou outra, a gente vê uns acusadores por aí...é raro, mas acontece muito....rs....e pior, fazem papel de acusador e juiz.

      Excluir
  3. Glória a DEUS. Jesus disse, aquele que vem a mim de maneira nenhuma lançarei fora. Jo 6.37 b

    ResponderExcluir
  4. É para refletir pois com o plantio a colheita é certa.

    ResponderExcluir
  5. Excelente; esse último parágrafo diz tudo. Tudo deve ser feito com amor. 👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Excelente reflexão, principalmente na parte do filho pródigo.

    ResponderExcluir