quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sibolete ou Chibolete?


Juízes cap 12

6: Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil.

Quando a tribo de Efraim chegou a terra prometida não atravessou o Jordão. Isso fez com que este povo perdesse parte da sua identidade.

Tempos depois, na historia que lemos, os efraimitas se voltaram contra Jefté por um motivo banal e na guerra foram “encurralados nos vaus do Jordão”. Ao atravessar deveriam dizer Chibolete, mas devido a perda de suas características, não conseguiam, e diziam Sibolete. Isso fez com que 42 mil caíssem naquele dia.

Ensino 1:
Quem se afasta do corpo de Cristo (a igreja) perde a identidade de servo.

Ensino 2:
Deus revelou ao homem o segredo da vida, a Palavra. No entanto por não saber utiliza-la, o homem tem perecido. A atitude da humanidade em muito parece a de um soldado que saí para a guerra sem saber usar a arma que tem. Receberam a arma, a espada, a Palavra, mas deixaram de usa-la. Conseqüência: Muitos tem caído no vau do Jordão.

6 comentários:

  1. A palavra em questão significa "rio", que é uma figura na Bíblia que representa a operação do Espírito Santo. Assim, hoje, muito se fala dessa operação no meio cristão. A diferença do que se fala, porém, pode resultar em vida ou morte.
    Abraço,
    Josué

    ResponderExcluir
  2. APDSJ! Boa mensagem, meu irmão! Me lembrei de uma curiosidade contida na Palavra que envolve esse texto em Juízes. No Hebraico, o termo "Chibolete" ou Shibolete (em outras versões) começa com a letra "Shin" que corresponde ao nosso Sh ou Ch. Seu correspondente numérico no Hebraico está ligado ao número três (shin = 300). Portanto, falar "shibolete" ou "Chibolete" com a inicial "Sh" ou "Ch" é a forma correta e está dentro do projeto. 3 é o número do projeto, da Trindade.

    Mas falaram "sibolete". S no hebraico é "Sâmeque" que corresponde ao número 6. 6 é o número do homem. Falaram fora do projeto eterno e falaram num projeto humano (errado e falho/ leva a morte).

    A bíblia é repleta de pontos e aspectos interessantes e que tem valor para o nosso dia-a-dia como SERVOS DO SENHOR! Valeu, Weslley!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o comentário caro amigo. Simplesmente enriquecedor.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. MAGNÍFICO.'. MEUS NNOBRE.'. IIR.'. T.'. F.'. A.'.

    ResponderExcluir
  5. Pegue essa senha quem tem rio corrente dentro de si não consegue pronuciar outra cousa senao a PALAVRA .

    ResponderExcluir