segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O peixe salvador


Mt 17:27
vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.


Ao se deparar com a necessidade de pagar impostos ao império romano, Jesus dá uma ordem a seu discípulo. Mas do que isso, nos dá uma grande lição espiritual...

O homem quando nasce herda uma dívida enorme. O pior que a alma é a garantia. Não diga que é injusto, que nada fez para esta “pré-dívida”, afinal de contas, em pouco tempo você começará a contribuir para aumentá-la.
Estamos falando da dívida que o pecado nos traz. Ela faz com que o credor (inimigo) fique a rodear o homem atrás da sua vida, da sua alma.

Como pagar essa dívida?

Cabe ao homem ir atrás do “peixe salvador”. Ele deve buscá-lo até encontrá-lo. Pode demorar. A bíblia não fala quanto tempo Pedro teve que ficar esperando, mas ele veio. Este peixe fala da pessoa do Senhor Jesus.

O habitat do peixe é a água. O “habitat” de Jesus é a eternidade, na glória com o Pai e os anjos, mas vendo a dívida impagável do homem, Jesus se apresenta, saí do seu lugar e vem para a terra. Assim como peixe que tirado de dentro da água vai morrendo, assim é o Senhor; todo corpo físico conquistado com o trabalho de carpinteiro, aos poucos foi se enfermando, noites frias que passou em oração, jejuns prolongados, o fardo e o pecado do homem, assim Ele foi até a sua morte.

Antes da sua crucificação, Jesus foi vendido por trinta moedas de prata. Preço de um escravo. A prata tornou-se em tão o símbolo da redenção pelo Seu sangue. O estáter citado no texto é uma moeda de prata que permitiu aos discípulos o pagamento daquela dívida.

A ordem para pegar o peixe era específica. Tinha que ser o primeiro peixe. Não era o maior. Não era o mais vistoso, nem era de uma espécie A ou B, era o primeiro peixe. Aquele era o único que tinha o preço a ser pago. Jesus se encaixa perfeitamente. Não era o mais bonito, não era o maior, mas era o único que poderia dar ao homem o preço da dívida. Jesus nos deu a redenção pelo seu sangue e agora não temos mais dívida alguma com o credor.

Ainda hoje, as pessoas correm atrás de outros peixes. Peixes com preces poderosas, querem óleo de peixe, peixem raros que vem de lugares distantes...bobeira...só o primeiro Peixe que veio, o único, pode salvar o homem da sua dívida.

2 comentários:

  1. Não podemos deixar de comentar o exemplo de Pedro. Diante da ordem de Jesus não questionou, que era impossivel...ele foi pescar porque tinha fé na palavra de Jesus. Precisamos confiar mais no Senhor porque não existe impossível pra Ele, tudo é possivel quando temos fé.

    ResponderExcluir