segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Três povos

Êxodo - Capítulo 5

2: Mas Faraó disse: Quem é o SENHOR, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel.


A história narrada em Êxodo sobre os hebreus (ainda) no Egito nos mostra que existiam três tipos de pessoas:

1 – Faraó e seu povo: Como o próprio governante disse sobre si, são aqueles que NÃO CONHECEM AO SENHOR e ignoram os seus sinais.

2 – a multidão dos hebreus: tinham sua religião, viviam dos sinais mas não entendiam o projeto da terra prometida. Na primeira dificuldade, pensavam em voltar para trás.

3 – Moisés e Arão: homens que conversavam com Deus, tinham intimidade e sabiam que os sinais e maravilhas que vinham sobre o Egito eram passageiros. O Projeto de Deus era levar o povo a uma terra que manava leite e mel. Glorificavam a Deus pelas vitórias e sabiam que as lutas eram para prepará-los para a caminhada.

A história narrada nos evangelhos nos mostra que existiam três tipos de pessoas:

1 – Os gentílicos que afligiam Israel (romanos) e grande parte dos Judeus: não conheceram a Jesus como Filho de Deus e ignoraram suas Palavras e prodígios.

2 – a multidão que seguia Jesus: lembramos da multiplicação dos pães e peixes. Eram mais de cinco mil, fora mulheres e crianças. Quando Jesus falou em comer da sua carne e beber do seu sangue, ficaram somente os discípulos. Andavam com Jesus por causa dos seus sinais, mas não entenderam o projeto de salvação.

3 – os discípulos: eles, juntamente com pouco mais de uma centena de pessoas, ficaram para receber a benção no pentecostes.

Durante a história bíblica, vemos que sempre existiram aqueles que ignoraram a Deus e seus sinais. Aqueles que se esconderam atrás de uma religião, buscando sinais para esta vida sem se preocupar com o projeto. E os fiéis.
Será que hoje isso acontece? 

Um comentário:

  1. Sim, a humanidade ainda se divide em classes, eu diria que atualmente há mais divisões, mas penso que o importante, o que realmente faz a diferença é difundir a palavra, a verdade por que seu efeito é poderoso e muda os corações de cada ser!

    ResponderExcluir