sábado, 14 de janeiro de 2012

Moisés tipificando Jesus

Êxodo - Capítulo 32
1: MAS vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.


O antigo testamento nos apresenta figuras que apontam para as coisas futuras. Moisés é um desses tipos e essa história especificamente nos mostra a pessoa de Jesus.
Diz a bíblia que Moisés estava junto com Deus no monte e desceu trazendo os mandamentos escritos nas tábuas de pedra. Ao chegar junto ao povo, percebeu que o povo estava em pecado, corrompido e então Moisés quebra as tábuas. É interessante que mesmo diante da corrupção humana, Moisés roga a Deus que perdoasse o povo e usasse de misericórdia.
Posteriormente, ele sobe novamente ao monte e retorna com as novas tábuas, mas desta vez havia uma diferença, seu rosto resplandecia.

Aí vemos a pessoa de Jesus. Da mesma forma, Ele estava com o Pai e desceu a este mundo para habitar com o homem. É interessante que Jesus viveu a lei, mas para nós ela foi quebrada, não estamos debaixo do julgo da lei. Jesus então, assim como Moisés, intercedeu por nós, por sua igreja fiel, e ainda clamou misericórdia mesmo para aqueles que o crucificaram. Antes de partir para o Pai, nos deixou um novo concerto, a graça.

Mas diz a bíblia que Jesus vai voltar. Só que quando vier não se apresentará mais como homem, mas estará glorificado. Moisés subiu ao monte e retornou com seu rosto resplandecendo. Jesus subiu e esta na gloria com o Pai, e um dia Ele virá nos buscar, estará cercado de glória, e também trará uma Palavra da parte do Pai: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

4 comentários:

  1. Amém,louvado seja o nome do SENHOR por nos ter deixado a palavra de DEUS[a bíblia] por herança e não a terra canaã e sim a celestial porque o mundo está destruindo tudo de novo.

    ResponderExcluir
  2. É verdade meu caro. Temos uma herança eterna e não é neste lugar aqui...mas é em ruas de ouro....

    abs

    ResponderExcluir
  3. Esse versículo é bem comum nos nossos dias, algumas vezes até mesmo na igreja, em muitos casos as pessoas não conseguem esperar o agir de Deus e com suas próprias mãos criam Deuses para ir adiante deles, hoje vemos pessoas procurando um Deus que serve a eles, mas não um Deus para servir, acho que é por isso que existem tantas igrejas e tantos deuses, sendo que só um é fiel e verdadeiro.

    Salmo 40 - Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a idolatria era um dos males do povo de Israel e ainda é um dos males no nosso dia.

    Vejo pessoas discutindo sua "boa" religião. Contendem por pequenos detalhes bíblicos e esquecem que muitos ainda vivem na idolatria.

    Forte abs

    ResponderExcluir